26/01/2015

Exposição e Concerto na Gulbenkian....


No dia 23 de Janeiro de 2015, numa visita de estudo organizada pelo Professor da disciplina de "História de Arte", Dr. José Travanca, um grupo de alunos da AUTITV  - Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras, visitou, na Fundação Calouste Gulbenkian, a exposição temporária "A HISTÓRIA PARTILHADA - Tesouros dos Palácios Reais de Espanha" (141 obras de arte que nos contam acontecimentos da história de Espanha partilhados com Portugal ao longos de 350 anos) e assistiu ao concerto da Orquestra Gulbenkian, dirigida pelo Maestro Paul McCreesh, com a participação do Pianista Paul Lewis.



25/01/2015

O telégrafo Português nas Linhas de Torres - Francisco António Ciera

No âmbito da disciplina de "Historia Local", ministrada pela Professora Dra. Rita Sarreira, teve lugar na Expotorres - Torres Vedras, no dia 22 do corrente mês, uma aula experimental sobre o Telégrafo Português de Francisco António Ciera,  inserida na Exposição patente naquele local pela Câmara Municipal de Torres Vedras.
A apresentação foi feita pelo Sr. Carlos Ribeiro da Cunha tendo a seguir tomado a palavra o Sr. Comandante Rui Sá Leal.
Após uma explanação sobre o tema da Guerra Peninsular (Linhas de Torres), condicionantes e necessidades de comunicação, foram apresentados os vários Telégrafos usados, com particular realce para aqueles que foram inventados pelo Português Francisco António Ciera, "multifacetado cientista português".

Assim sendo, foram apresentados e manobrados os seguintes Telégrafos Ópticos:

  • Telégrafo Francês de Claude Chappe (1793)
  • Telégrafo Sueco de Abraham Niclas Edelkrantz (1796)
  • Telégrafo Britânico de George Murray (1796)
  • Telégrafo Português de Ponteiro, de Francisco Ciera (1805 ?)
  • Telégrafo Português de "3 Persianas", de Francisco Ciera (1809)
  • Telégrafo Português de 3 balões, de Francisco Ciera (1810)
  • Telégrafo Britânico de 5 balões - Linhas de Torres (1810)
De realçar que foi distribuída aos presentes uma completa brochura sobre o tema em apreço, com várias informações biográficas, cronológicas, geográficas e técnicas, muito interessantes, a qual se encontra na biblioteca da Escola para consulta.
Foi mais uma excelente aula da AUTITV.





Laboratório Químico e Academia das Ciêncas....




No dia 16 de Janeiro de 2015, um grupo de alunos da AUTITV deslocou-se a Lisboa, para uma visita de estudo, organizada pela Professora da disciplina de "História de Portugal" - Drª Rita Sarreira, ao Laboratório Químico da Escola Politécnica e à Academia das Ciências....

A visita ao Laboratório Químico permitiu-nos conhecer um espaço museológico que serviu muitas gerações de docentes e professores e que se encontra integrado no Museu da Ciência da Universidade de Lisboa.

No que respeita à visita à Academia das Ciências, foi interessante conhecer a sua história, toda a actividade que ali se desenvolve e o papel importante que tem desempenhado ao longo dos tempos, na sociedade portuguesa.




24/01/2015

A Raíz das Palavras....


No passado dia 15, teve lugar nas instalações da AUTITV - Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras, uma conferência subordinada ao tema "A RAÍZ DAS PALAVRAS", organizada em parceria com a "Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino".

O Conferencista, Prof. António Manuel de Sousa Bernardes, fez uma brilhante apresentação do tema, enfatizando: 

  • a formação das línguas; 
  • o nascimento da língua portuguesa e o seu universo, 
  • bem como a formação e evolução das palavras... 


Foi uma conferência extremamente interessante e de grande importância, que agradou a todos os que tiveram oportunidade de estar presentes....

Janeiras na AUTITV.....


No dia 13 do corrente mês, a AUTITV recebeu, nas instalações da sua sede, o Grupo Coral da Associação de Reformados do Concelho de Torres Vedras, que gentilmente ali se deslocou para cantar as Janeiras...
Foi uma agradável tarde de confraternização....






22/01/2015

João Sarzedas - a homenagem....


É com grato prazer que informamos os nossos associados, que vai ser prestada homenagem pela Câmara Municipal de Torres Vedras, ao nosso falecido professor e colega João Sarzedas, conhecido caricaturista entre outras capacidades artísticas.

Nos Paços Galeria Municipal de Torres Vedras, no dia 7 de Fevereiro, na sala 3 pelas 16 horas, terá lugar o lançamento do seu livro "Sorria com eólicos na paisagem" seguido duma exposição de todos os seus trabalhos, que estará patente ao público até ao dia 11 de Abril de 2015.

Rota das Igrejas - Matacães - 29 de Janeiro de 2015


17/01/2015

A Reforma do Calendário.....


No passado dia 8 de Janeiro, teve lugar nas instalações da AUTITV - Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras, uma palestra proferida pelo Prof. José António Mdruga de Carvalho, sob o tema "A reforma do calendário, em 1582, com o Papa Gregório XIII - Calendário um património com história", que deixou uma série de elementos evocativos de uma "ordem" que é seguida e respeitada em todo o mundo, apesar de ter acontecido há mais de quatro séculos.

Os calendários sempre foram objecto de estudo, mas num âmbito relativamente restrito e a abordagem no sistema de ensino é pouca ou nenhuma, apesar de todos nós seguirmos o calendário, a sua ordem de datas, não só no que se refere ao ano civil, mas também aos anos litúrgico, judicial, político, económico, desportivo, etc.

A Direcção da AUTITV agradece ao Prof. Madruga de Carvalho a sua sublime exposição informal e a abundante informação deixada a todos os alunos desta Universidade Sénior que tiveram a oportunidade de assistir à sua palestra....

07/01/2015

CANTAR AS JANEIRAS...


A Tuna da AUTITV segue a tradição de Cantar as Janeiras...!!!


Assim, no dia de Reis (6 de Janeiro de 2015),  a AUTITV deslocou-se à Câmara Municipal de Torres Vedras e à União das Juntas de Freguesia (São Pedro e Santiago, Santa Maria do Castelo e S.Miguel e Matacães), onde, através da apresentação de várias canções natalícias, desejou à Edilidade, as boas festas e um Bom Ano....!!!