24/11/2016

A Autitv nas comemorações dos 125 anos de vida do Grémio Artístico e Comercial de Torres Vedras


A AUTITV  foi convidada a participar nas comemorações do 125º aniversário do Grémio Artístico e Comercial de Torres Vedras.

A participação teve lugar no dia 18 de Novembro com a actuação da Tuna da Universidade, cuja composição é de 55 elementos e que interpretou alguns trechos do seu extenso reportório, sob a batuta da maestrina Fernanda Pinto.

No final da actuação a Presidente da AUTITV Manuela Estevão, recebeu das mãos do Senhor Presidente do Grémio, José Elias Esteves, uma placa comemorativa do aniversário e por sua vez a AUTITV entregou ao Grémio, na pessoa do Senhor Presidente, a medalha  emblemática da Universidade.

Reunião das UTI's do Oeste


No dia 3 de Novembro, realizou-se, em Alfeizerão, a primeira reunião das universidades seniores do Oeste, para planificação das actividades para o novo ano lectivo (2016/2017).
A próxima reunião ficou agendada para o dia 10 de Janeiro de 2017.

Reunião Magna da RUTIS

No dia 20 de Outubro realizou-se, em Almeirim, a 10ª reunião Magna das Universidades e Academias Seniores, durante a qual decorreu a eleição para a Mesa do Conselho Geral e respectiva tomada de posse da nova Mesa, por parte da representante da Universidade Sénior da Nazaré.

Foi também efectuada a apresentação de novos parceiros e projectos, bem como do relatório de actividades do último ano lectivo e prestados esclarecimentos sobre a regulamentação das UTI's, programa de gestão, cartão e seguros.


18/11/2016

Castro do Zambujal, um povoado fortificado

A prof. da disciplina  de "História Local", organizou mais uma visita de estudo, desta vez ao Museu Leonel Trindade, em Torres Vedras, tendo proporcionado a um grupo de alunos da AUTITV, uma visita guiada à Exposição: "Histórias do Zambujal", que mostra toda investigação que tem sido efectuada no Castro do Zambujal, através de registos arqueológicos...
Este Castro, descoberto nos anos 30 pelo arqueólogo Leonel Trindade, terá sido habitado entre o primeiro e o terceiro milénio a.C., e é considerado um dos principais povoados fortificados da Península Ibérica e um dos maiores do calcolítico, na Europa Ocidental.



13/11/2016

São Martinho....!!!

No passado dia 10 festejou-se o São Martinho na AUTITV...
 
Os grupos de Cavaquinhos e Violas da Universidade Sénior de Torres Vedras, animaram a tarde...!!!
 



02/11/2016

Visita de Estudo à AUTITV...

A turma de 12º ano do Curso Profissional de "Técnico Auxiliar de Saúde" da Escola Secundária Henriques Nogueira, visitou a AUTITV, no passado dia 19 de Outubro.

Na altura todos sentimos que, para este grupo de jovens, tinha sido um momento muito especial e a prova disso está na notícia por eles elaborada para o jornal "Badaladas", que muito agradecemos e que a seguir se transcreve:



"Visita de estudo à Universidade Sénior de Torres Vedras

No passado dia 19 de outubro de 2016 a turma do 12º ano do Curso Profissional de Auxiliar de Saúde da Escola Secundária Henriques Nogueira foi conhecer a Universidade Sénior de Torres Vedras e perceber mais sobre o Envelhecimento Ativo. A Organização Mundial de Saúde define Envelhecimento Ativo como o processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas à medida que envelhecem. Mas, sabemos nós, o envelhecimento pode ter múltiplas vertentes e ser encarado sob diferentes perspetivas.
“Nunca é tarde para aprender!” foi, afinal, a lição que nós, jovens, aprendemos durante a visita porque tivemos a oportunidade de interagir com seniores que pelo dinamismo, entusiasmo, profissionalismo e sobretudo pelo carinho com que nos receberam fizeram-nos pensar que ser jovem não é só ter poucos anos de vida. Ser jovem é uma atitude, é uma maneira de estar, é uma escolha, é aceitar com convicção aquilo que somos e que podemos fazer melhor, não ter medo de errar e ser tolerante com os outros e sobretudo connosco próprios.
Ao regressar à escola a Tatiana comentou “Saio daqui rejuvenescida!” e tem razão porque todos nos sentimos particularmente otimistas e com vontade de convencer os nossos familiares seniores a aderirem à Universidade Sénior. Este projeto merece todo o nosso respeito e admiração e deve, por isso, ser acarinhado e divulgado.
Já é tempo da sociedade abandonar as suas ideias preconcebidas relativamente à população sénior. Eles são cada vez mais e ainda têm muito para dar. Eles são a nossa família, eles são fonte de sabedoria e conhecimento e cabe a todos a responsabilidade de encontrar soluções onde juniores e seniores sejam os dois lados de uma só moeda."