17/04/2019

Elvas - Badajoz - Olivença - 29 e 30 de Maio


Viagem aos Picos da Europa - 18 a 22 de Maio


Fundação Calouste Gulbenkian - Concerto: Tempos Modernos - 17 de Maio

 

Vendas Novas - 16 de Maio


Encontro de Grupos Musicais das Universidades Seniores do Oeste na Benedita - 14 de Maio


Rota Cister - Lamego - 11 a 13 de Maio


Documentário sobre o Museu do Papel - 10 de Maio


Palestra - Avieiros, os nómadas do rio - Prof. Joaquim Moedas Duarte - 9 de Maio


Fórum das Associações de Torres Vedras - AUTITV - 4 de Maio


Aula Aberta de Pilates - 2 de Maio


Concerto no Centro Cultural de Belém: A Paixão - Coro e Orquestra Gulbenkian

No dia 16 de Abril de 2019, pelas 18 horas, um grupo de alunos da Universidade Sénior de Torres Vedras, dirigiu-se ao Centro Cultural de Belém para assistir a um concerto sobre "A Paixão segundo o Evangelho de São Mateus" interpretado pelo coro e orquestra da Gulbenkian, dirigido pelo Maestro Michel Corboz, baseado na majestosa oratória que J. S. Bach consagrou ao sofrimento e à morte de Cristo.
Foi um espectáculo musical e coral ímpar, acompanhado com representações em palco, por artistas do Teatro de Romeo Castellucci que levaram para cena, objectos de todos os dias. Coisas grandes, pequenas, pessoas, matérias, reacções químicas, tudo isto aparece em palco numa sucessão de acontecimentos relacionados com as estações da paixão.
Foi um espectáculo em que não se dá pelas horas passarem e estamos sempre à espera de mais e mais ...
Estamos todos muito gratos ao professor José Travanca por nos proporcionar momentos fantásticos duma elevada dimensão cultural.
Um muito obrigada e continue connosco na AUTITV.

Ludovina Ferreira

10/04/2019

Passeio da AUTITV no Alto Alentejo


Nos dias 7 e 8 de Abril de 2019, um grupo de cerca de 30 elementos da AUTITV fez um passeio ao Alto Alentejo que teve com objectivo principal o contacto com a natureza e o nosso património histórico. 

No primeiro dia saímos de Torres Vedras em direção a praia fluvial do Alamal no concelho de Gavião, num dia cinzento e chuvoso que ainda assim não nos desanimou. Caminhámos no passadiço do Alamal com o imponente castelo de Belver sempre a observar-nos, altaneiro, da outra margem do Tejo. O chuvisco impediu-nos de fazer um pequeno cruzeiro no rio, mas desfrutámos de um excelente almoço de peixinhos do rio no restaurante da praia fluvial. A seguir, visitámos o castelo de Belver, um dos mais completos castelos da arquitectura militar medieval portuguesa. 

Castelo de Vide, denominada a “Sintra do Alentejo” pelo rei D. Pedro V, foi a paragem seguinte. Ai, encontrámos um guia apaixonado pela sua cidade e um profundo conhecedor da história da importante comunidade judaica que se instalou nessas vilas fronteiriças do Alto Alentejo depois da expulsão de Espanha em 1492 pelos reis Católicos. 

Passámos a noite em Alpalhão, pequena vila típica alentejana. 
No dia seguinte, a caminho de Marvão, subimos à Ermida da Nossa Senhora da Penha, sobranceira à bonita vila de Castelo de Vide; dai pudemos desfrutar de uma magnífica vista panorâmica sobre toda a paisagem envolvente. O esforço valeu a pena! 
Em Marvão, uma das mais belas vilas fortificadas do Alentejo, situada em pleno parque natural da Serra de São Mamede no topo da serra do Sapoio, percorremos as ruas de calçadas estreitas e íngremes até o castelo do século XIII que domina toda a região. 
À tarde, visitámos o Fluviário de Mora dedicado aos ecossistemas de água doce, situado no Parque Ecológico do Gameiro. 
A caminhada no passadiço do Cabeção, num fim de tarde quente e soalheiro, sempre ao longo do rio Raia, foi o ponto final deste passeio que privilegiou o contacto com a natureza. 


(Alcinda Leal e Christiane Boeckx-Bray)








09/04/2019

Feliz Páscoa

Férias da Páscoa - 5 a 22 de Abril, inclusive.

05/04/2019

PALÁCIO BEAU – SÉJOUR e BAIRRO GRANDELA


Em 1851, António José Leite Guimarães(1806-1876), barão da Glória, adquiriu a Quinta do Beau – Séjour à sua proprietária D. Isabel Allen Pombeiro, 2ª condessa da Regaleira, que a tinha herdado da sua tia, a viscondessa da Regaleira, D. Ermelinda Allen Monteiro de Almeida. 
Do conjunto agrícola e habitacional, chegou até aos nossos dias este palácio segundo o modelo romântico parisiense e o jardim envolvente , que o barão da Glória, capitalista emigrado no Rio de Janeiro, mandou embelezar revestindo-o de azulejos de estampilha da Viúva Lamego. 
Em 1876, foi herdado pelos sobrinhos do referido barão, Maria da Glória Leite (1854-1938) e José Leite Guimarães (1853-1915), que continuaram a campanha de embelezamento, agora dirigida por Francisco Vilaça (1850-1915), entre 1887-1892, e que transformou esta casa de veraneio num verdadeiro espólio museológico. 
Ao percorrer as diferentes salas , contemplámos obras de uma geração de artistas, onde sobressaem os trabalhos dos irmãos Columbano Bordalo Pinheiro (1857-1929), Maria Augusta Bordalo Pinheiro (1840?–1915), Rafael Bordalo Pinheiro (1846–1905), o entalhador Leandro Braga (1828–1897) e outros elementos do chamado Grupo do Leão. 

BAIRRO GRANDELA 
Ao percorrer o jardim do Palácio Beau Séjour e espreitando pelo seu gradeamento,do outro lado da rua, víamos as duas fachadas em forma de pórticos neoclássicos, que constituem a frente do Bairro Grandela, edificado entre 1902–1910 pelo industrial Francisco Almeida Grandela, com 90 habitações e destinadas aos seus empregados. 
Os dois grandes edifícios, antiga Escola e antiga Creche, hoje Forum Grandela e Casa da Cidadania, continuam a ter no frontão a estrela, insígnia do Grandela, e a sua divisa “sempre por bom caminho e segue”.
(Maria Rita Sarreira)

Encontro de Universidades Seniores do Oeste em Fátima

No dia 3 de Abril, as Universidades Seniores do Oeste estiveram em Fátima, no Encontro, organizado pela Universidade Sénior da Benedita.
Às 10h30, na Capelinha das Aparições, a Missa de Acção de Graças foi celebrada pelo Pároco de Pataias. O Coro da US da Benedita acompanhou o acto litúrgico com os cânticos que todos foram entoando.
A cerimónia finalizou com a Benção dos Estandartes junto da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Foi um momento emotivo de cumplicidade acompanhado pelos cânticos: "Mãe, olha para mim" e "Avé de Fátima".
O almoço no Restaurante D. Nuno , em Minde, foi servido num espaço muito aprazível a todos os níveis. A organização está de parabéns.
A tarde foi preenchida por um tempo de animação musical e de um lanche.
É de referir que todo o espaço circundante era preenchido de recantos relvados e floridos onde não faltava o murmúrio da água da cascata que convidava ao descanso e meditação dos que pretendiam "fugir" ao som mais frenético da música.
Foi um dia de convívio sénior a repetir.
(Manuela Estêvão)

03/04/2019

Rastreio Visual na AUTITV

Durante a manhã do dia 2 de Abril de 2019, realizou-se na AUTITV mais um rastreio visual, a cargo das ÓTICAS- OCT, uma oportunidade para os alunos desta Universidade Sénior poderem avaliar, com técnicos profissionais, as suas capacidades oftalmológicas.

Os agradecimentos da AUTITV à equipa da OCT.


01/04/2019

Assembleia Geral - 01.04.2019



Realizou-se hoje a Assembleia Geral Ordinário da Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras, com a seguinte ordem de trabalhos:

  1. Apreciação e votação do Relatório e Contas do ano de 2018 e Parecer do Conselho Fiscal;
  2. Apreciação e votação das alterações efectuadas aos Estatutos e Regulamentos da Associação e da Universidade;
  3. Outros assuntos de interesse para a Associação.
Os trabalhos tiveram início pelas 15h e a sessão foi encerrada às 17h









VISITA DE ESTUDO AO FORTE DE S. VICENTE - 29 de Março



O estudo da cidade baseado na toponímia , iniciado o ano passado , foi realizado por três grupos de Trabalho, o A (as Águias) o B (os Besouros) e o C ( os Castores). 
Ao grupo dos castores calhou a parte periférica norte, onde se situam as referências às Linhas de Torres Vedras, com a Rotunda de Welington ( doc nº 4) , a rua das Linhas de Torres Vedras (doc nº 6) e o forte de S. Vicente (doc nº 7).
Foi propósito do grupo prosseguir o estudo no local com um percurso até ao forte, estudo que não chegou a ser realizado em 2018, ficando o propósito de continuar o trabalho no próximo ano. 
Os documentos referidos, 4º, 6º e7º, na altura baseados em bibliografia sobre o tema, foram este ano completados com uma visita de estudo ao forte de S. Vicente, onde foi possível obter informações complementares, através da exposição de documentos visuais completada com a explicação do guia sobre os mesmos, e pelo filme documental que nos foi exibido. 
A visita proporcionou-nos um melhor entendimento do que foi a situação de guerra passada nesta região há dois séculos atrás. 
Fora do centro interpretativo e até lá chegar, fomos apreciando a paisagem, com acentuada orografia de caraterística mediterrânica, conforme com o que temos vindo a verificar na matéria das últimas aulas deste ano. 
Pena é, diz a professora da disciplina, que os alunos que foram a esta visita de estudo, não tenham sido os mesmos que realizaram o trabalho o ano passado. De qualquer forma remete-se para a leitura dos documentos 4º, 6º e 7º do grupo C (os castores) acima referidos e constantes no trabalho do ano passado. 
Relatado pela professora da disciplina, Palmira Cipriano Lopes

Visita de estudo a Lisboa - 28 de março/19


Voltámos à rota de Fernando Pessoa, desta vez sob o olhar ficcional e crítico de Saramago, na obra 

"O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS"

O caminho fez-se subindo, numa tarde de calor e muito movimento citadino, com a inicial e única pausa na CASA DOS BICOS onde nos foram fornecidas breves informações sobre a vida, obra (48 livros editados) e objectivos da FUNDAÇÃO SARAMAGO que, desde 2008 se propõe promover a cultura e a participação cívica e defender o meio ambiente e os direitos do homem.

Voltámos cansados mas mais sabedores.

Bem hajam!
(Odete Bento)