20/12/2022

O nosso almoço de Natal / 2022

Dia chuvoso e frio, no entanto, toda a gente chegava ao restaurante sem notar que o tempo estava adverso.  




As mesas para a degustação estavam repletas de "acepipes" que só de olhar crescia água na boca. 



A sala principal acolhia-nos com um ambiente simpático, as mesas redondas e bem decoradas, sugeriam um almoço a combinar com o modelo.

Na realidade tudo correu muito bem, quer na questão do "comes e bebes", quer ainda no tocante à apresentação da "Tuna", do "Combo" e do "Grupo de Violas".

No discurso de um dos convidados, na pessoa da Dr.ª Ana Umbelino, trouxe-nos a esperança de que o problema das futuras instalações da "AUTITV" poderá num futuro próximo ser uma realidade. 

Assim o esperamos !

Que para o período das aulas 2023/2024 , possamos estar a desfrutar de uma nova "Casa". 

Bem hajam !    

Dulce Geraldes 

19/12/2022

MUSEU da CERÂMICA e CENCAL – Caldas da Rainha

No âmbito das disciplinas da Cerâmica e Decoração em Cerâmica da AUTITV, realizámos no dia 15 de Dezembro, uma visita de estudo às Caldas da Rainha, cidade virada para as Artes e a Cerâmica em particular, tendo como objectivo, o de dar a conhecer o Museu da Cerâmica e o CENCAL.

Com 21 participantes, começámos por visitar o CENCAL - Centro Profissional para a Indústria Cerâmica, instituição de renome nacional e internacional, que dá formação na área da indústria cerâmica portuguesa a jovens e adultos, vindos de todo o país e do estrangeiro.

Os participantes nesta visita tiveram a oportunidade de conhecer este centro, onde se realizam formações anuais, tais como Cerâmica Criativa e formações de curta duração em áreas ligadas à produção cerâmica, tais como a Modelação, Pintura e Decoração em Cerâmica e Azulejos e a Cerâmica Criativa.

Visitámos as instala
ções do CENCAL, onde estão recriadas as condições de um circuito normal de uma fábrica ou indústria de cerâmica, onde os formandos têm a possibilidade de aprender desde a preparação do barro, a Olaria de Roda, Modelação Cerâmica, criação de Madres e Moldes de gesso, Pintura cerâmica e de Azulejos e Cozedura das peças executadas.


De seguida dirigimo-nos ao Museu da Cerâmica, onde fomos recebidos pelo Sr. Henriques que nos proporcionou uma visita guiada ao museu, que se encontra instalado no Palacete da Quinta Visconde de Sacavém.

O grupo da AUTITV pôde apreciar o importante acervo museológico de cerâmica regional, nacional e internacional, que este museu, criado em 1983, alberga no seu edifício principal.

O Museu da Cerâmica tem a sua Exposição Permanente instalada no edifício do Palacete. E é composta por Cerâmica nas diversas vertentes: Popular - com loiça utilitária; Decorativa - com um rico acervo de Azulejos, que decoram o interior do edifício e os jardins do museu, e que remontam ao séc. XVI, até à actualidade; e a vertente Artística - com peças escultóricas em cerâmica de rara beleza.

Aí, encontramos obras de autores conhecidos, que vão desde a Maria dos Cacos a Manuel Mafra, Rafael Bordalo Pinheiro e o seu filho Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro, Costa Motta Sobrinho, Francisco Elias, Júlio Pomar, Herculano Elias, João Cutileiro, Cargaleiro, Armando Correia, Eduardo Constantino e muitos mais artistas da actualidade.

A decoração cerâmica do Palacete teve o contributo de Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro, e do próprio Visconde de Sacavém, José Joaquim Pinto da Silva Sacavém.
Ainda tivemos oportunidade de visitar, no espaço das Exposições temporárias, a Exposição do CENCAL - Cerâmica Criativa 2021/2022, com os trabalhos dos formandos do curso de Cerâmica Criativa.

Patricia Ballu

CASA MUSEU Dr. JAIME UMBELINO (visita efetuada no âmbito da disciplina de História Local , pela Professora Maria Rita Sarreira)


A “Casa Museu” fica situada, no centro da Foz do Arelho, na rua da Igreja da Foz, chama – se também “Casa do Arco”.

Aqui nasceu o Dr. Jaime Umbelino a 5 de Março de 1916. Tinha quatro anos quando veio com a família para Torres Vedras, onde viveu sempre, tornando-se torriense.

Aos 19 anos iniciou a sua carreira de escriturário na Conservatória do Registo Civil de Torres Vedras.

Apesar da sua responsabilidade familiar e dos compromissos profissionais licenciou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa.

Passou então, a dedicar –se ao ensino liceal e técnico. Como responsável pedagogo e profundo conhecedor da Língua Portuguesa instruiu muitíssimos alunos de toda a região.

Foi um dos fundadores do Jornal “Badaladas” a par do Pe. Joaquim Maria de Sousa e Diretor do Jornal do Torriense. Dirigiu a Biblioteca de Torres Vedras e participou muito ativamente em diversas obras de carater social e assistencial. Tem diversas obras publicadas.

Jaime Umbelino (1916-2007) em testamento, datado do ano de 2006, deixou a sua casa de família à Junta de Freguesia da Foz do Arelho, com a indicação de que a mesma fosse transformada em Museu.

Foi uma atitude muito acertada, porque Casas-Museu (ou Museu-Casa) são relevantes para a comunidade, como preservação e divulgação de uma determinada época, através da mostra de objetos, devido à arquitetura original do imóvel e, da manutenção de todo um ambiente em que o morador, bem como a sua família, viveram.

Possui um jardim interior, dois anexos, arrecadações e logradouro, que nos oferece um olhar histórico sobre as vivências e os costumes do séc. XX. 

Terminada a visita, fizemos um pequeno passeio até à Casa das Conchas.

Além de sermos sempre acompanhados pela beleza e o encanto da Foz, pudemos ver na colina as instalações do INATEL, próximo ao local onde esteve situado o Chalet de Francisco Grandella (1853 -1934), passámos junto à Capela de Santa Matilde, à Escola Primária da Foz de Arelho, mandada construir por Grandella, inaugurada em 1910, com o nome do republicano Bernardino Machado e ainda hoje a funcionar, e ao Palacete do Visconde Almeida Araújo, obra acabada em 1904, que mantém o “ charme de chalet” construído no início do século passado.

Para finalizar visitámos a Casa das Conchas
Situada na Casa dos Barcos, na Avenida do Mar, tem cerca de 1000 espécies de conchas e búzios e dá especial atenção à fauna malacológica da Lagoa de Óbidos.

Maria Rita Sarreira

13/12/2022

Boas festas


Férias de Natal - 19 de dezembro a 3 de janeiro, inclusive