26/04/2023
24/04/2023
23/04/2023
Palestra_Inclusão Social dos Idosos - Igualdade de Direitos - 21 de abril de 2023
No passado dia 21 do corrente mês de Abril, nas instalações da AUTITV, a nossa Vice-Presidente Conceição Calhamar, numa palestra intitulada
Inclusão Social dos Idosos
Igualdade de Direitos,
falou sobre os problemas que tão bem conhece, devido à sua longa experiência social, tanto junto de crianças como de idosos.
Mas as pessoas que estiveram presentes mostraram o seu interesse pelo tema e todas participaram com entusiamo, quer trazendo exemplos de situações reais, quer questionando a oradora para serem esclarecidas e aumentarem os seus conhecimentos.
Foram abordados os problemas que condicionam a inclusão social dos idosos, tais como:
⇨ complexidade em projectar a inclusão por implicar tolerância, humildade e vontade política com as consequentes soluções administrativas
⇨ dificuldade em fazer com que a sociedade se torne mais inclusiva, reconhecendo a igualdade de todos os cidadãos, independentemente das suas problemáticas
⇨ reconhecer que ser parceiro implica solidariedade e justiça social
⇨ a necessidade da colaboração de todos para alcançar a autonomia e o desenvolvimento, já que a vontade individual não pode ser, por si só, inclusiva
⇨ os instrumentos de coesão como ferramentas para o crescimento e modernização
⇨ atitudes inspiradoras: autonomia e participação na sociedade
⇨ direitos do cidadão, neste caso dos idosos, que necessitam ser reforçados para uma vida mais digna e humanizada na qual lhes seja possível:
○o partilhar lugares comuns, podendo frequentar diferentes espaços físicos e desenvolver actividades integrantes (não serem segregados)
○ o fazer escolhas, estimulando as suas capacidades, autoestima e socialização
○ o desenvolver capacidades, fazendo com que elas possam ser conhecidas e reconhecidas nas mais valias das quais tantos podem aproveitar
○ o ser tratado com respeito e ser socialmente valorizado, independentemente da idade
○ o crescer nas relações, dando como exemplo a AUTITV que promove e valoriza a integração
Nas conversas que o tema proporcionou, foram amplamente referidas as razões pelas quais a inclusão social dos idosos está longe de ser a melhor, sendo de salientar:
● negligência
● abuso emocional e abandono
● abuso verbal
● abuso financeiro
● abuso sexual
● abuso estrutural e social na descriminação só possível devido à carência de recursos e instituições
● falta de técnicos devidamente preparados para as funções que exercem
● oportunismo e ganância de alguns proprietários de lares, legais ou não
● falta de fiscalização ou, quando feita, ser antecedida de aviso
● indiferença generalizada da sociedade que prefere ignorar a prevenir
A oradora mostrou um gráfico que traduz o crescimento de quase 50% de pessoas idosas vítimas de crime de violência entre 2013 e 2020, situação que nos devia alertar para a necessidade urgente de ajustar as respostas sociais à realidade, diferenciando as respostas em função de cada cidadão, no respeito pela equidade na distribuição dos recursos.
Conceição Calhamar, com a sua vasta experiência, conseguiu transformar aquilo que poderia ter sido um monólogo, numa proveitosa troca de opiniões que mostrou a vivacidade dos participantes (todos idosos).
Concluindo, a nossa Vice-Presidente salientou que todos nós devemos ser intervenientes sociais e optimistas. Só assim, se olharmos para todos os cidadãos como iguais, a sociedade poderá ser cada vez mais inclusiva.
Concha Sousa Martins
19/04/2023
Rastreio Visual na AUTITV
Durante o dia 18 de Abril de 2023, realizou-se na AUTITV um rastreio visual, a cargo das ÓTICAS- OCT, uma oportunidade para os alunos desta Universidade Sénior poderem avaliar, com técnicos profissionais, as suas capacidades oftalmológicas.
Os agradecimentos da AUTITV à equipa da OCT.
18/04/2023
VIAGEM SEVILHA - MÁLAGA - CÓRDOVA
Após um interregno forçado de dois anos e meio, em boa hora foram retomadas as viagens organizadas pela AUTITV.
O destino desta viagem foi a região de Andaluzia, tendo como principais objetivos as vistas às cidades de Sevilha, Málaga e Córdova e também o fazer uma caminhada pelos famosos Camiñitos del Rey.
SEVILHA
A primeira etapa da viagem teve o seu final nesta belíssima cidade andaluza. Sevilha é uma cidade priviligiada em termos de clima e situação geográfica, o que fez dela uma das cidades mais importantes de toda a Espanha. Foi conquistada por César e tornada a capital da Bética romana, sendo mais tarde ocupada pelos àrabes (712), e recebe o nome de Ixbilia, tornando-se uma das cidades mais importantes de Al Andalus até à reconquista cristã em 1248. Por ali passaram muitas civilizações e todas elas deixaram o seu rasto nos monumentos que adornam a paisagem, o espírito e a própria atmosfera que ali se vive e que foi fonte de inspiração de grandes artistas como Velazquez, Murillo e tantos outros… Não sendo a primeira vez que a visitamos, podemos dizer, contudo, que continua linda, quente e acolhedora.
Numa breve visita panorâmica, podemos admirar vários pontos de interesse, como por exemplo, a Torre del Oro, situada junto ao rio Guadalquivir e assim apelidada porque na sua construção, em 1220, era revestida com mosaicos dourados. Numa visita mais demorada podemos subir ao alto da Torre da Giralda, o verdadeiro ex-libris de Sevilha, construída sobre pedras romanas, em 1184 e faz parte da magnífica Catedral, erguida sobre uma antiga mesquita (onde se conserva da origem o belo Pátio das Laranjeiras). A sua construção começou em 1401, sendo considerada a segunda maior catedral cristã.
Consta de cinco naves e entre as muitas e belas obras de arte, destaco o túmulo de Cristovão Colombo, também pelo seu simbolismo.
CAMIÑITOS DEL REY
Situados na região de Málaga, no desfiladeiro de Gaitanes, também conhecido localmente pr “El Chorro”, os camiñitos são um conjunto de passadiços que foram construídos para apoiar a construção das barragens hidroelécticas e permitir o acesso do trabalhadores e dos materiais destinados às obras. Foram inaugurados pelo rei Alfonso XIII em 1921 e durante muito tempo estiveram ao abandono. Em 2015, depois de reconstruidos e melhorados, tornaram-se numa grande atracção turística, visitada por milhares de “aventureiros” atraídos pela beleza da paisagem e pela adrenalina de caminhar a uma altitude de mais de 100 metros por entre altas escarpas sobre o rio.
O autor destas linhas não fez os Camiñitos, (lamentavelmente). Porém pôde testemunhar o grande entusiasmo e alegria que todos os seus companheiros de viagem demonstraram no final da “grande aventura”.
MÁLAGA
Málaga a capital da Costa do Sol, oferece-nos uma extensa e interessante história, tendo como uma das curiosidades o facto de ser a terra natal de Pablo Picasso, cujo museu tivemos oportunidade de visitar com tempo e pormenor.
Málaga tem origem fenícia, mais tarde conquistada pelos romanos e mais tarde ainda, ocupada pelos mulçumanos e onde ainda é visível a par das grandes e modernas construções, o traçado urbanístico no bairro histórico. Actualmente Málaga, é uma cidade verdadeiramente aberta e cosmopolita, que corre paralelamente ao mar Mediterrâneo ao longo de inúmeros passeios marítimos ornamentadas com vistosas palmeiras.
Como monumento mais representativo em termos históricos, visitámos a sua Catedral, cuja construção data de 1528 sendo terminada apenas em 1782, e onde estão patentes vários estilos arquitectónicos e artisticos que vão desde o gótico, renascentista, barroco ao neoclássico.
Muito perto da Catedral pudemos observar o grande Teatro Romano totalmente recuperado e que fica situado na base da colina onde se situa o complexo histórico do Alcazaba e que, lamentavelmente, não visitamos.
Um curto passeio até Torremolinos, onde pernoitamos num dos magníficos hotéis daquela famosa zona de belas praias que se estendem até Cádiz.
CÓRDOVA
Córdova foi há dez séculos a capital da Espanha mulçumana, chegando a ser o maior centro cultural e intelectual do mundo, sendo conquistada em 1236 pelo rei Fernando III.
Córdova é uma cidade monumental na qual a arte e a cultura vêm ao nosso encontro em cada esquina, rua, praça, pátio ou beco. A sua Catedral-Mesquita é famosa e mereceu uma demorada e interessante visita, acompanhada por excelentes comentários explicações de uma simpática e competente guia local.
Este magnífico monumento teve a sua origem num templo visigótico. Mais tarde com a ocupação mulçumana, foi ali erguida um Mesquita que foi sendo aumentada, tornando-se uma das maiores mesquitas do mundo àrabe. Após a reconquista cristã, em 1523, no centro da mesquita, foi erguida pelos cristãos uma Catedral.
É na verdade uma grande obra arquitetónica e artística e admirável no seu processo de construção, onde são bem vísiveis os testemunhos culurais e religiosos desde a sua origem.
Após a visita, um agradável e instrutivo passeio pela zona histórica, pelas ruas estreitas, entre casas e muros caiados e pátios floridos dos bairros judeus e mulçumanos, marcou o fim da nossa visita a Córdóva, sendo, na minha modésta opinião, um dos pontos mais altos de toda a viagem.
Um agradecimento final à Direcção da AUTITV que nos proporcionou esta viagem e que esperamos seja o recomeço de muitas mais.
Luís Sobreiro
05/04/2023
Walking Football
Em parceria entre a AUTITV, a Câmara Municipal de Torres Vedras e o Sporting Clube de Torres Vedras, iniciou-se no dia 5 de abril, nas instalações do Sporting de Torres a modalidade de Walking Football.
03/04/2023
Roteiro Fotográfico na Costa Atlântica - SINTRA / CASCAIS
Este roteiro proporcionou aos alunos desta disciplina, uma vez mais, a possibilidade de captarem belas imagens, em cenários e paisagens de excelência, que a todos deslumbraram e que todos admiraram com um olhar criterioso.
Do que se conhece deste “GRUPO DE FOTÓGRAFOS”, sabe-se que todos são apaixonados por esta ARTE, porque, todos nós, verdadeiramente, aproveitamos cada canto e recanto, estejamos onde estivermos, para conseguirmos bons registos fotográficos que nos enchem de prazer e nos dão ânimo para continuarmos a tentar fazer cada vez melhor.
Ainda no concelho de Sintra, seguiu-se uma paragem na bem conhecida e típica aldeia AZENHAS DO MAR e também na PRAIA DAS MAÇÃS, onde cada um de nós deu asas à sua criatividade e ninguém se cansou de fotografar, fotografar, fotografar…..!!!
Após tanto esforço, foi chegado o inevitável momento da paragem obrigatória, não só para um merecido descanso dos “artistas”, mas sobretudo para a degustação de uma deliciosa mariscada e continuação do alegre e descontraído convívio que todos assumiram desde o primeiro instante, logo à partida de Torres Vedras.
Já no período da tarde dirigimo-nos para o CABO DA ROCA e, para finalizarmos em beleza, esperava-nos o SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA PENINHA (que pode dizer-se que foi a cereja no topo do bolo) e aí terminámos o nosso roteiro, deslumbrados com tudo o que a nossa vista alcançava e que, obviamente, foi objecto de muito e muitos registos fotográficos.
Mesmo a finalizar este agradável convívio e já de regresso a casa, o espírito continuou a ser de partilha e alegria e obviamente de gratidão ao nosso Professor, pela grande dedicação e empenho que colocou na organização deste e de tantos outros roteiros com que nos tem brindado ao longo dos tempos…!!!
(Albertina Granja)
Subscrever:
Mensagens (Atom)