20/06/2010

Visita a Vila Vilosa





Momentos da visita a Vila Viçosa...a igreja da Conceição, do século XVI.Aí podemos ver a espada de Nuno Alvares Pereira. Mesmo ao lado, no cemitério local, a campa de Florbela Espanca.
Depois o castelo e o antigo Paço Ducal onde estão instalados o Museu da Caça e o Museu de Arqueologia,este com colecções pessoais de príncipe Luís Filipe.
Como curiosidade um número considerável de tartarugas do deserto nos jardins deste palácio.
E por fim o palácio Ducal Casa de Bragança mandado construir por D.Jaime, Duque de Bragança, em 1501.Manteve-se na Casa de Bragança até à morte de D.Manuel II em 1932, no exílio em Londres.Esta casa foi então entregue à Fundação da Casa de Bragança. A fachada principal foi recentemente ,de novo, revestida a mármore.
É um grandioso edifício, de três pisos e um grande número de salas de grande beleza.Pode destacar-se a Sala das Tapeçarias, a Sala dos Duques, a Sala das Virtudes,a Sala Dourada, os Quartos Reais , entre muitas outras. É um monumento de grande interesse e beleza que merece a nossa visita.
A cozinha do palácio deslumbra com as dezenas de cobres a brilhar...e a porta do Nó e dos Nós, pela qual saimos no final da visita, também nos encanta.
A viagem foi muito agradável, com muita animação e até um sorteio de livros promovido pelo colega Cosme.
O nosso agradecimento à doutora Rita Sarreira pela disponibilidade para organizar estas visitas de estudo.

Sem comentários: