24/02/2014

Igrejas seculares em bom estado de conservação


Visitar as igrejas da Caixaria, Ribaldeira e Santuário dos Milagres, no concelho de Torres Vedras, é ver patrimónios erguidos nos séculos XVI, XVII e XVIII, em bom estado de conservação. Estes pequenos templos em nada parecem esquecidos pelo andar dos séculos, apesar da quebra acentuada da população residente e das mudanças que vão acontecendo no país e no mundo. São aldeias, predominantemente agrícolas, pequenas povoações, distantes dos grandes centros, onde todos conhecem todos e recebem os visitantes com um sorriso e franco diálogo. As visitas a estes lugares pouco conhecidos acabam por ser lições de vida e para a vida. Surpreendem!
As nossas aldeias e as nossas pequenas igrejas são das mais bonitas da Europa que conhecemos, à sua dimensão territorial e populacional. Quase todo o casario está pintado de fresco, as ruas e ruelas limpas, as igrejas muito bem cuidadas, há gosto pelo ambiente. Mais gratificante ainda é ter a prof.ª Rita Sarreira nestas incursões pela história, é como ver-a-viver, dá-nos todas as informações, pormenoriza factos passados, alerta-nos para o pormenor. Informação que, nesta visita, contou com a participação ocasional do Pe. Ricardo Jacinto, um apaixonado pela história da igreja. Nas aulas, a prof. ª Rita prepara os alunos para a visita e no dia da viagem é entregue a todos os alunos um prospecto com sucinta informação, com datas, imagens e citações.
Nota final: Deixar o convite de visita a todos quantos gostam da história local de Portugal, porque não há nada igual. Visitar as igrejas da Caixaria e da Ribaldeira, bem como o Santuário dos Milagres, com a Fonte Santa a pouca distância, é como estar a entrar e a ver o nascer infindável da nossa nacionalidade, no que fomos e somos. Foi mais uma visita histórico-cultural inesquecível, no âmbito dos estudos ministrados pela AUTITV – Universidade Sénior. 
João Godim  

Sem comentários: