17/01/2015

A Reforma do Calendário.....


No passado dia 8 de Janeiro, teve lugar nas instalações da AUTITV - Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras, uma palestra proferida pelo Prof. José António Mdruga de Carvalho, sob o tema "A reforma do calendário, em 1582, com o Papa Gregório XIII - Calendário um património com história", que deixou uma série de elementos evocativos de uma "ordem" que é seguida e respeitada em todo o mundo, apesar de ter acontecido há mais de quatro séculos.

Os calendários sempre foram objecto de estudo, mas num âmbito relativamente restrito e a abordagem no sistema de ensino é pouca ou nenhuma, apesar de todos nós seguirmos o calendário, a sua ordem de datas, não só no que se refere ao ano civil, mas também aos anos litúrgico, judicial, político, económico, desportivo, etc.

A Direcção da AUTITV agradece ao Prof. Madruga de Carvalho a sua sublime exposição informal e a abundante informação deixada a todos os alunos desta Universidade Sénior que tiveram a oportunidade de assistir à sua palestra....

Sem comentários: