13/12/2018

Tuna - IVV e Escola Agrícola Fernando Barros Leal...



Pelos caminhos da vinha e do vinho até à


Escola Profissional Agrícola

Pelas dez horas, do dia doze do corrente mês, a Tuna da AUTITV e alguns elementos da Direção,  iniciaram uma viagem até à Exposição intitulada “Grape Land: uma viagem através da identidade europeia do vinho” promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras.


A exposição é composta por dois núcleos, o visitado em Torres Vedras e um outro que está  patente na cidade de Alenquer. Em 2019 ambos estarão itinerando por algumas cidades internacionais da rede RECEVIN– Rede Europeia das Cidades do Vinho.
Em 2018 , os dois concelhos, Torres Vedras e Alenquer, integrados na Região Vinícola de Lisboa, foram reconhecidos pela RECEVIN, como “Cidade Europeia do Vinho”, devido à tradição e produção vitivinícola e à importância cultural e económica que o vinho tem para a região.


Fizemos uma “viagem” pelos saberes, técnicas, crenças e tradições ligadas à cultura da vinha e produção do vinho, acompanhada pela guia da Câmara Municipal de Torres Vedras.


Fomos conhecer o espaço da AATV - Associação de Agricultores de Torres Vedras e o tipo de serviços que presta. Está vocacionada para o sector agrícola e pecuário e presta serviços de consultoria, formação profissional e de inspeção. No âmbito vinícola  presta consultoria técnica e elabora projetos.


Oferecemos ao Presidente da Associação, Senhor Vítor Napoleão, a medalha da AUTITV e um presépio elaborado pelo aluno José Neves Andrade


Visitámos a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa - CVRL. A CVRL certifica, promove, defende e controla os produtos vitivinícolas, com direito a Denominação de Origem (DO) e a Indicação Geográfica (IG). Ficamos a conhecer o processo de destilação do vinho, com recurso a processos tradicionais, em que um exemplar do equipamento utilizado, está num dos espaços da Comissão e ainda nos foi prestada informação sobre o restante espaço, funcionalidades e estrutura da CVRL e sobre os requisitos dos selos/certificados que são utilizados pelos proprietários nos rótulos das embalagens dos vinhos.


  



De seguida fomos para a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, situada na Quinta Fonte Portela em Runa, onde fomos recebidos pelo Diretor Dr. Luís Lopes ao qual entregámos a medalha da AUTITV e um presépio elaborado pelo aluno José Neves Andrade. 



Ficamos a conhecer a história da Escola e a sua oferta formativa, que vai do básico até cursos de especialização de nível superior.   


Acompanhados por professores, visitámos uma estufa onde produzem produtos hortícolas, o espaço onde produzem o vinho e o centro hípico.





Foi-nos oferecido um caprichado almoço com sopa de legumes, cozido à portuguesa, sobremesa e café.
Depois de estarmos “satisfeitos”, os elementos da Tuna foram “aquecer” as vozes com a orientação da Prof.ª Fernanda Pinto e de seguida presentearam os dirigentes, professores e alunos da Escola, com a sua excelente e alegre exibição. Era notória a satisfação dos mais novos, que quiseram ouvir mais uma canção, depois de terminado o reportório selecionado e também presentearam os mais velhos entoando um cântico de identidade.
À saída do auditório, fomos ainda surpreendidos com a oferta de uma bolacha caseira numa bonita embalagem natalícia, uma garrafa de vinho biológico e uma alface biológica.
Regressámos a Torres Vedras pelas 16h00.
Este evento foi organizado com a colaboração do Senhor Vítor Napoleão que fez a articulação entre as várias entidades envolvidas. 
O nosso obrigado!

(Isabel Bernardo)

Sem comentários: