10/06/2008

Na Rota de Junot - Visita de estudo

A Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras organizou uma visita de estudo para comemorar o bicentenário das batalhas da Roliça e Vimeiro.
Esta viagem , embora tendo iniciado em Torres Vedras, dirigiu-se directamente à Figueira da Foz , ao forte de Santa Catarina, na foto em baixo.Aí estava uma guarnição de 300 fuzileiros da Armada Britânica que assegurava a posse da barra do Mondego e consequentemente o desembarque das tropas Inglesas.
A nossa viagem de regresso partiu desse ponto tendo tocado todos os locais de interesse no desenrolar destas duas batalhas:A praia de Lavos onde ocorreu o desembarque, Montemor-o-Velho onde o general wellesley se reuniu com o comandante das forças portuguesas para estabelecer o plano de operações.
Em Óbidos e no monte da Columbeira observámos o teatro das operações bélicas da batalha da Roliça com a explicação apaixonada de um representante da Câmara de Óbidos e por último fomos recebibos na Junta de Freguesia do Vimeiro, onde podemos ver uma exposição alusiva ao1º centenário da batalha do Vimeiro(1908) e à visita do rei D. ManuelII e também visitar o monumento erigido no local da batalha acompanhados pelo Professor Eduardo.
Toda a visita foi orientada cuidadosamente pela Doutora Maria Rita Sarreira .
Alcinda Sá Leal

Sem comentários: