21/04/2009

Ética e Filosofia

Drs Leonel Ribeiro dos Santos e Bento Pereira com elementos da Direcção.

ÉTICA E FILOSOFIA

Na AUTITV, no passado dia 25 de Março tivemos o prazer de assistir a uma palestra sobre ética e filosofia proferida pelo professor doutor Leonel Ribeiro dos Santos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Havia sido convidado pelo nosso professor Bento Pereira da disciplina Conversar Ciência.

O que é a ética? O que é a filosofia? Nunca se obtém uma resposta definitiva. Há sempre algo que fica sem resposta.

O conferencista leu-nos e comentou-os textos de Epicuro, de René Descartes e de Vergílio Ferreira. Cada um destes autores tem a sua opinião acerca destas questões.

Epicuro entende que não há idade para filosofar pois a filosofia até pode ser interpretada como uma espécie de ginástica da mente que permite a quem já tem uma certa idade, como nós alunos da AUTITV, ter a agilidade e a robustez de um jovem. Kant chamou a Epicuro mestre da virtude pois plantou flores onde outros colocam espinhos.

“Viver sem filosofar é na verdade ter os olhos fechados…” disse Descartes acrescentando que o que se descobre por meio da filosofia nos dá uma satisfação superior à que se obtém naquilo que a nossa vista descobre.

Vergílio Ferreira afirmou que só nasceu realmente no momento em que chamou a si a solução ou recusa de problemas que outros haviam padronizado.

Leonel Ribeiro com a sua palavra fluente e sorridente cativou a assistência que enchia a nossa sala principal. Disse-nos que a ética sempre existiu embora não se falasse nela. A partir de 1970 quase se tornou moda. Agora até se fala da ética ambiental ou da ética dos animais. Mas quando se fala da falta de ética dos outros é importante que se olhe para nós.

Nas suas palavras iniciais de apresentação disse-nos que não vinha para uma conferência mas para uma troca de impressões. Sem se dar por isso já haviam passado 90 minutos. Não cansava ouvi-lo mas a “ética” aconselhava a terminar esta “troca de impressões”.

E ainda houve tempo para responder às várias questões que lhe foram colocadas e sempre com o mesmo sorriso inicial.

Joaquim Cosme

Sem comentários: