22/11/2013

Visita à Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra



Um primado da cultura portuguesa

Frases que ficam: “Quando chegarmos ao fim da visita de certeza que vamos dizer - que bom foi ter visitado a Biblioteca Nacional de Mafra”, dizia a prof.ª Maria do Espírito Santo, no início da viagem. Já no regresso, e também a bordo do autocarro, a prof.ª Manuela Estêvão, presidente da AUTITV, sublinhava: “Esta visita foi uma lição de cultura extraordinária”. Duas frases que ilustram bem a mais-valia desta visita de estudo à Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra (BPNM). As previsões e as conclusões conjugam-se na perfeição. Uma “lição de cultura” a reter para sempre.
Grosso modo, são estas visitas que levam os seniores à cultura do existente e do visível, à curiosidade do saber, a descobrirem o que nunca tiveram oportunidade de conhecer. Os 42 elementos que integraram a comitiva da AUTITV, entre os quais, para além da presidente, os dirigentes Horácio Conde e Ludovina Ferreira e ainda a prof.ª Celina Claro, tal como os alunos, receberam, reconhecidamente, a melhor informação que pode ser dada sobre aquela que é uma das mais valiosas bibliotecas nacionais e europeias.
A Dr.ª Teresa Amaral, directora da BPNM, “abriu o livro” sobre todos os livros que aquele tesouro possui, desde as suas origens. Não vamos, aqui e agora, abordar a importância histórico-cultural que aquele monumento indubitavelmente encerra, pois há muita informação disponível em publicações, vídeos, sites, blogues e noutros meios, para quem quiser ampliar os seus conhecimentos sobre este monumento. Livros com mais de seis séculos, em português, francês e latim, com temas tão diferentes como a teologia, o direito canónico e civil, a história, a geografia e viagens, a matemática, a arte e a música, a medicina, etc. Livros que podem ser consultados, com a devida selectividade.
Os morcegos que invadem a biblioteca durante noite são dos “melhores amigos” pela conservação dos livros! O primeiro livro (1492), os livros proibidos e censurados, os livros que metidos em arcas frigorificas duram mais tempo, a possibilidade de dentro de duas a três semanas haver um catálogo de toda a biblioteca em on-line. Em suma, um primado da cultura portuguesa a revisitar.   
João Godim

2 comentários:

Albertina Granja disse...

Tive o prazer de participar nesta visita sde estudo e adorei...
Apesar de inúmeras vezes já ter visitado o Palácio de Mafra, na Biblioteca só tinha passado pela entrada (por não ser permitido deambular por aquele espaço...).
Ontem, finalmente, foi possível entrar, passear, fotografar e assistir àquela maravilhosa "aula" dada pela Drª Teresa Amaral...
Gostei, mesmo...!!!!

Joaquim Cosme disse...

Já fui várias vezes à Biblioteca Nacional de Mafra mas achei este texto maravilhoso. Parabéns ao seu autor