05/04/2014

Visita às Salinas de Rio Maior....


"Sal puro" português para a Alemanha
Rio Maior exporta sal gema (sal puro) para a Alemanha.

Um entre outros saberes que os alunos da AUTITV registaram durante a visita às salinas. 
Reza a história que o subsolo de Rio Maior é o mais rico de Portugal, onde pesquisas técnicas confirmam a existência de carvão, ferro, petróleo, bem como outros minerais. 
A dar credibilidade a tais pesquisas está o facto de toda aquela região ter sido banhada pelo mar, há mais de 205 milhões de anos. O mar foi recuando ao mesmo tempo que foi deixando ficar lençóis de água salgada que, com o andar dos tempos, foram cristalizando e transformando-se em rochas de sal, sobre as quais corre a água doce do rio, dando lugar à produção natural do sal gema. A extensão do jazigo está estimada em cerca de 100Kms e vai de Torres Vedras a Leiria.
A salina de Rio Maior tem uma produção anual na ordem das 2,5 mil toneladas, na sua quase totalidade exportada para a Alemanha, apesar de Portugal não ser auto-suficiente neste produto, sendo elevados os volumes de importação de sal marino. 
A exploração de Rio Maior é detida a cem por cento por privados e é considerada a segunda maior salina do país, a seguir a Tavira (Algarve).
Documentos ratificam que as salinas de Rio Maior vêm de temos longínquos, onde é feita referência ao ano de 1177, como início da exploração pela Ordem dos Templários, ainda que haja vestígios que remontam à idade pré-histórica e a sua arquitectura identificar-se com a época romana.
O sal gema é um produto cem por cento puro, com elevado teor de cloreto e, segundo os entendidos, muito mais saudável que o sal marino. Todo o processo de fabrico é natural. Alguns produtos são fabricados a partrir dele, como o queijo de sal muito apreciado na culinária. 
Para quem visita as salinas, desperta especial atenção um conjunto longitudinal de casas de madeira, rústicas, onde o sal é guardado durante uma fase de "amadurecimento", antes de entrar no circuito comercial.
Em síntese, no passado dia 2, viveu-se mais uma aula histórico-cultural com valorosa substância, com o guia a esclarecer com todos os detalhes, apesar de alguma intermitência climática entre o orvalho e o sol.
Dali, os alunos, professores e dirigentes da AUTITV, seguiram para o cine teatro de Rio Maior onde decorreu o encontro de "Poetas do Oeste". 

Salinas a revisitar.


(João Godim)


1 comentário:

Joaquim Cosme disse...

Já visitei as salinas de Rio Maior mas lendo este texto fica-se a saber mais. Obrigado. Joaquim Cosme