25/05/2014

A visita ao Museu Municipal de Elvas, Dr. João Carpinteiro

No passado dia 8 de Maio, os alunos da aula de Fotografia, tiveram a oportunidade de assistir ao vivo no Museu Municipal da Fotografia de Elvas, à revelação de fotografias, a preto de branco, tal como antigamente, antes da era digital.
Foi uma visita organizada com muito carinho e entusiasmo pelo nosso professor e criteriosamente combinada com o responsável e fundador do Museu, Senhor Dr. João Carpinteiro.
Após a chegada ao Museu, iniciou-se o roteiro pela cidade de Elvas, (cuja elevação a cidade foi concedida por D., Manuel em 1573) acompanhados por jovens funcionários do Museu, a fim de serem fotografados, a preto e branco,  os locais mais importantes da cidade, nomeadamente a Muralha Fernandina, Praça da Republica, Igreja Matriz, Paços do Concelho, Aqueduto da Amoreira, Forte de Santa Luzia, Forte da Graça (obra prima da arquitectura militar a nivel mundial). Aliás, a cidade de Elvas, toda ela tem uma estrutura militar, influência que se respira nas suas ruas e se verifica no aspecto arquitectónico dos seus edifícios.
De seguida teve lugar o almoço onde estiveram presentes o senhor Dr. João Carpinteiro e os seus funcionários, no restaurante "A Coluna".
E voltamos ao Museu.
O Museu possui um Laboratório de Revelação e tratamento de imagem de forma química, tendo-nos sido possível assistir a todos os passos dados para a revelação de fotos em ambiente próprio, ou seja em camara escura, com aplicação dos químicos e todo o material fotográfico necessário.
Para isso tivemos a participação simpática dos jovens funcionários do referido Museu, que, com paciência e sabedoria,  explicaram aos participantes as várias fases da Revelação de imagens por forma química, um processo que foi usado até ao início dos anos 90.
O vídeo que se segue, apresenta apenas fotografias a preto e branco, fotos essas tiradas com uma máquina da época, na cidade de Elvas.
De salientar ainda que o Museu expõe nas suas instalações vário equipamento fotográfico do século passado, tais como máquinas panorâmicas, de fotografia aérea,  binoculares, camaras reflex e não reflex, camaras de estúdio à La Minute, camaras polaroid, camaras descartáveis (que eram oferecidas pela farinha amparo) e ainda vário material fotográfico, tais como chapas de vidro, flashes de magnésio, etc etc. , além duma pequena biblioteca vocacionada para a temática da fotografia, uma Sala de Historia de Fotografia, Sala do coleccionador e da colecção.
É uma visita que se recomenda aos amantes da fotografia.
O Senhor Dr. João Carpinteiro, mostrou-se ainda disponível e muito interessado, em expor nas instalações do seu Museu, fotografias dos alunos da nossa Universidade, facto que sensibilizou muito o nosso professor, pois, é com orgulho que vê a hipótese de uma exposição dos trabalhos dos seus alunos, fora do nosso concelho e num Museu credível e com muita visibilidade.

E já está a trabalhar nisso!


Sem comentários: