21/05/2014

Disciplina de Biologia - FENILCETONURIA

FENILCETONURIA

A professora da disciplina de Biologia, Dra. Luisa Félix, promoveu hoje uma palestra sobre o tema em titulo, tendo para o efeito convidado a D. Alexandra que herdou esta doença, filha do nosso colega António Vigário.

Foi passado um power point sobre o tema em apreço, elaborado pela nossa colega Natércia Silva e que elucidou os presentes acerca dos meandros desta doença.

O que é esta doença, o que é a Fenilcetonuria? É uma doença de transmissão anto somática recessiva, como foi explicado, constituindo a mutação genética do metabolismo dos aminoácidos, mais frequentes na Europa, e que se resume na deficiência na enzima da fenilalanina hidroxilase.

Como se transmite? A transmissão é genética.
É uma doença que interfere no crescimento do cérebro das crianças, o qual normalmente está formado por volta dos 13/14 anos, porque o fígado não produz esta enzima em quantidade suficiente.

Qual a causa da doença? Os sintomas surgem após o período de amamentação, quando começa a haver a introdução de novos alimentos na dieta do bébé.
Para mais informações deve ser consultado o “site” da Sociedade Portuguesa de Pediatria ou ainda o Google ou Youtube, em sites que mereçam confiança.
No final da palestra houve animado debate entre a plateia e a D. Alexandra, o Sr. António Vigário e a Prof Luisa Félix.

A concluir é interessante lembrar que a doença da Alexandra, foi diagnosticada pelo seu pai, porque em tempos tinha traduzido alguns livros que focavam o tema, e dados os sintomas da sua filha, rapidamente chegou à conclusão em tempo oportuno, daquilo que se estava a passar e assim poderem ser tomadas as medidas necessárias, principalmente a dieta aconselhada para estes casos.

Dada a especificidade da matéria em causa e os termos científicos usados, publicamos a seguir o power point visionado durante a palestra.

Sem comentários: