10/06/2014

Visita ao Chalet da Condessa d'Edla, em Sintra


No passado dia 15 de Maio, efectuou-se a visita ao Chalet da Condessa d’Edla, no âmbito da disciplina de História de Portugal.
Antes de falar propriamente da visita, convém dar alguns tópicos sobre a Condessa d’Edla.
Era uma senhora de origem Suiça/Alemã tendo aos 12 anos ido viver para Boston. Foi muito dada às artes e letras, tendo acabado o curso em Paris.
Após a sua formação actuou no Scala de Milão e mais tarde no teatro de S.João no Porto, onde cantou “Um baile de Máscaras”, de Verdi.
Além de cantora e actriz, foi também escultora, ceramista, pintora, arquitecta, floricultora e falava fluentemente sete línguas.
Apaixonou-se por D.Fernando II aos 24 anos tendo casado em 1869, no Palácio de Benfica. Mais tarde recebeu o título de Condessa de Edla.
A este casal se deve o actual Património da Serra de Sintra – O Chalet com jardim romântico, o Castelo dos Mouros, o Palácio da Pena e o Parque.
O Chalet da Condessa d’Edla
D. Fernando II e sua esposa Condessa d’Edla, de seu nome Elise Hensler, foram, como atrás se disse, os construtores do Património edificado em Sintra, que nos dia de hoje é motivo de grande admiração por parte dos visitantes nacionais e estrangeiros.
O Chalet tem um jardim romântico, com flores e árvores de várias espécies, de uma beleza extraordinária. Localiza-se a poente do Palácio da Pena, tendo sido a Condessa a autora do desenho do edifício – a planta é rigorosamente simétrica, sendo rectangular no rés do chão e cruciforme no 1º. Andar. O exterior em alvenaria, imita tábuas de madeira encavalitadas.
No seu interior salientamos a cozinha, a escadaria de corrimão com torneados arábicos, o quarto da Condessa no 1º. Andar com uma pintura que imita renda, com fundo azul anil e a Sala das Heras.
O Jardim apresenta um magnifico caramanchão, carvalhos americanos, abetos, vale fértil da Feteira da Condessa, fetos arbóreos da Austrália e Nova Zelandia, criptomérias japonesas, canteiros de tufos de begónias, ciprestes do Buçaco e jardim de Joina e lagos.
Quando D. Fernando morre deixa à Condessa, em testamento, o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros e o Chalet. Após algumas mudanças de mãos, pertence actualmente ao Ministério da Agricultura.
A Condessa está sepultada no cemitério dos Prazeres, ornamentado com pedras vindas da Serra de Sintra.

Sem comentários: