No passado dia 2 de Junho a AUTITV efectuou uma visita ao Teatro D. Maria II, ao Arco da Rua Augusta e ao Lisboa Story Centre, como actividade da disciplina de História de Portugal.
Foi um passeio muito interessante, que incluiu um almoço livre e que serviu mais uma vez para o convívio alegre e bem disposto dos alunos da AUTITV.
No Teatro D. Maria II, inaugurado em 1846, visitámos o seu belíssimo interior e apreciámos todo o ambiente próprio de uma sala de espectáculos daquela envergadura.
No Teatro D. Maria II, inaugurado em 1846, visitámos o seu belíssimo interior e apreciámos todo o ambiente próprio de uma sala de espectáculos daquela envergadura.
De seguida passámos pela Praça do Rossio (ou de D.Pedro IV), local que, além de ser uma das salas de visita da capital, é uma praça por onde sempre se passeia com agrado. A estátua de D.Pedro IV (de iniciativa de D. Maria II), foi inaugurada em 1870, tendo o lançamento da primeira pedra ocorrido em 1852.
A coluna central da Praça foi levantada em 1867 e tem 27,5 mts de altura. Na sua base estão quatro das qualidades reconhecidas a D.Pedro: Sabedoria, Força, Justiça e Moderação, representadas por quatro mulheres.
A estátua equestre de D. José tem 14 mts de altura e nela o rei é representado, à romana, montado a cavalo, pisando as serpentes e olhando o Tejo. O pedestal apresenta dois grupos alegóricos: A Fama e o Triunfo. Foi inaugurada em 1775. Na frente estão as armas reais e a esfinge em bronze do Marquês de Pombal, a qual foi retirada em 1777 e reposta por D.Maria II em 1833. Na parte posterior, virado para a rua Augusta, um baixo relevo representa a generosidade e empenho do monarca na reconstrução da cidade, após o terramoto.
O Arco da Rua Augusta, traduz a arte pombalina e neoclássica, tendo na parte superior esculturas que representam a Glória e o Valor. Na parte inferior, esculturas de Nuno Alvares Pereira, Vasco da Gama, Viriato e Marquês de Pombal. Na lateral esquerda, o rio Tejo e na lateral direita, o rio Douro, delimitando ambos a região onde os Lusitanos viveram.
No topo está escrito em latim: "As virtudes dos Maiores para que sirva a todos de ensinamento oferecido a expensas públicas".
Por ultimo o LISBOA STORY CENTRE.
É um centro interpretativo com dois pisos. No piso zero é proposta uma viagem no tempo e no espaço com relatos fiéis. O percurso é de seis núcleos fundamentais, onde se aborda o Rio, a Terra, o Mar, o Céu, os primórdios mitológicos, os colonizados, os conquistadores, as muralhas da antiga cidade, a Lisboa do século XVI, o Padre Voador, a Morte, a Política, o Terramoto de 1755, a cidade em ruínas, a visão de Pombal, a reconstrução da cidade e o Terreiro do Paço.
Sem comentários:
Enviar um comentário