20/03/2015

Visita à Quinta das Lapas e Igreja de Monte Redondo

Alameda da entrada da quinta
Quinta das Lapas, surpreendente!
  
Igreja do Monte Redondo e Quinta das Lapas foram centros de visita, na tarde de hoje, pelos alunos da AUTITV, sob a orientação da Prof.ª Rita Sarreira, docente das disciplinas de História Local e de Portugal, na Universidade Sénior de Torres Vedras.
Cada momento leva-nos a conhecer o que a história nos deixa ver e foi o que aconteceu nesta aula-externa que decorreu na igreja do Divino Espírito Santo (Monte Redondo) – “Templo de uma só nave, coberto por um tecto de madeira em caixotões, decorado por pinturas do séc.XVIII: elementos ornamentais e anjos”, refere a Prof.ª Rita Sarreira, acrescentando que “na nave corre um silhar de azulejos setecentistas de tipo albarradas; a pia baptismal deve remontar ao período renascentista e nas paredes da sacristia admiraram-se também azulejos do séc. XVII”.
A aula (visita de estudo) da igreja passou para a Quinta das Lapas, um edifício apalaçado do séc. XVII, com amplos arredores e uma configuração de alguma grandiosidade. “A Quinta das Lapas pertenceu à família Teles da Silva, das Casas Penalva e Alegrete”, refere a Prof.ª Rita Sarreira que, entre outros pormenores, recorda o facto de ali terem estado “D.João VI, Rainha Carlota Joaquina, Princesa Francisca Benedita, Infanta Isabel Maria , Infante D. Pedro, D. Carlos I, Rainha D. Amélia, Infante D. Manuel, Infante D. Afonso.
A Quinta da Lapas registou vários factos ao longo da sua história, já no século XX, pertenceu aos Condes de Tarouca. Como enfatiza a Prof.ª Rita Sarreira é surpreendente a casa solarenga, a mata, onde se encontra a capela de Santo Avelino, o jardim, o lago da sereia, a capela de Nossa Senhora do Rosário, entre outros lugares acolhedores e com “muitas estórias”.
Desde os anos 80, do séc.XX, a Quinta das Lapas passou para a posse da ONG (Organização Não Governamental) Dianova, cuja função incide sobre a recuperação de toxicodependentes e alcoólicos.
Uma aula onde muito se viu e descobriu.
Boas Páscoas


Capela de Santo Avelino, na mata

Solar


Sem comentários: