04/02/2018

Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves


No dia 1 de Fevereiro alunos da disciplina de "História de Portugal" visitaram a Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, no âmbito de uma visita de estudo organizada pela Professora da  referida disciplina, Rita Sarreira.

Trata-se de uma casa situada em Lisboa, na Avenida 5 de Outubro, mandada construir por José Malhoa, em 1904, a qual foi distinguida com o prémio Valmor, em 1905.










Em 1932 foi comprada, em hasta pública, pelo médico oftalmologista e coleccionador de arte Anastácio Gonçalves, que aqui viveu até à sua morte, em 1965.

Cumprindo a vontade do seu proprietário (Dr. Anastácio Gonçalves), o edifício foi legado ao Estado Português para criar um Museu, que abriu ao público no ano de 1980.

Após algumas obras de ampliação realizadas em 1996, a casa-museu reabriu em Dezembro de 1997, onde se encontram cerca de 3000 peças, distribuídas por núcleos de ourivesaria civil e sacra, cerâmica europeia, têxteis, numismática, medalhista, vidros, relógios de bolso de fabrico suíço e francês, desenhos, aguarelas, pinturas e pequenos artefactos que pertenciam ao espólio do pintor Silva Porto e ainda pintura portuguesa de Malhoa, António Ramalho, João Vaz, Domingos Sequeira e Columbano.





















Sem comentários: