18/01/2019

Roteiro Fotográfico à Tapada Nacional de Mafra




Aconteceu no dia 17 de Janeiro, numa quinta-feira, o Roteiro Fotográfico à Tapada Nacional de Mafra organizado pelo professor António Lourenço Luís acompanhado pelos seus alunos da disciplina de Oficina da Fotografia. 
A este grupo juntaram-se outros alunos e partirmos de autocarro para o destino. 
Quando chegámos estava o staff  da Tapada de Mafra à espera do grupo e deu-se início à visita. Começámos por assistir à Oficina de Apicultura onde nos foi falado da arte de cuidar das abelhas e dos benefícios que se podem receber dos seus produtos. Foi muito interessante, para ser perfeito só era necessário que estivesse um dia primaveril pois o frio que se fazia sentir era muito.
De seguida, fizemos o circuito de comboio pela Mata onde pudemos apreciar a beleza do espaço e os animais que nele habitam. Observámos os veados e os gamos e como nesta altura do ano não é costume aparecerem, não conseguimos ver os javalis.
Durante o percurso passámos pelo Pavilhão de Caça do Rei D. Carlos, pelo Forno de Cal e apreciámos alguns Azerves (estruturas de pedra em forma de semicírculo mandadas construir para servir de abrigo e refúgio durante as caçadas reais).
No final da visita, assistimos a uma demonstração de aves de rapina que eram aves muito bonitas. Um bufo rela, uma coruja e um falcão. 
As alunas de Oficina da Fotografia, em ambiente tão diversos, tiveram oportunidade de demonstrar os seus dotes.
A Tapada Nacional de Mafra forma, em conjunto com o Palácio-Convento Nacional de Mafra, um único monumento. Criada no reinado de D. João V como parque de lazer da Corte, conserva um património natural de características únicas. Acolhe uma grande diversidade de flora invulgarmente rica assim como de fauna com veados, gamos, javalis, aves de rapina e muitas outras espécies menores.
Ficou a vontade de voltar na Primavera e fazer um pic-nic, pois é um serviço que está a ser desenvolvido na Cafetaria e basta ser encomendado ...
(Helena Pina)