05/06/2021

Plano Nacional de Leitura_Projecto Ler Maior


Foi com muito agrado que a AUTITV aceitou o convite de parceria com a Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino, proposto pela Câmara Municipal, para participar no subprojecto denominado Biblioteca Infinita.
O desafio proposto, em tempo tão atípico de pandemia, suscitou interesse no grupo de alunos seniores que a ele aderiram.
Recuar no tempo e encontrar no livro de infância, memórias que os marcaram e aventurarem-se a recriar a história com as vivências da idade madura, foi um incentivo pessoal e colectivo que não irão esquecer.
Apraz registar que alguns destes trabalhos foram também enviados para o projecto - Ler Maior do Plano Nacional de Leitura - PNL.
Todos os trabalhos, ao longo de várias semanas, foram abordados e analisados, online, pelos alunos e a coordenadora Drª Ana Meireles, da Fábrica das Histórias, contando também com o apoio informático da nossa administrativa Catarina.
No dia 4 de Junho, no Auditório dos Paços do Concelho, foi a apresentação do livro colectivo que irá fazer parte da Biblioteca Infinita.
A Mesa era constituída pela Senhora Vice-Presidente, Dr.ª Ana Umbelino, em representação da Câmara Municipal, Dr.ª Ana Meireles, pela Fábrica das Histórias e a Presidente da AUTITV, Maria Manuela Estêvão, que usaram da palavra referenciando as várias fases e objectivos do projecto.
Os alunos "autores" deram testemunho de algumas memórias e emoções que deixaram impressas no livro.
A tarde foi agradável e algo intimista, onde não faltou também um momento de leitura de prosa e poesia por Sílvia Abreu.

A Autitv agradeceu à Câmara Municipal na pessoa da sua representante Drª Ana Umbelino.


Sem comentários: