31/01/2025

Psicossociologia da Dança

Realizou-se no dia 30 de janeiro, nas instalações da AUTITV, uma palestra dedicada ao tema Psicossociologia da Dança, a Humanidade da Dança, pelo psicólogo dr. Luís Cara d’Anjo.


Como introdução foi questionada a motivação dos presentes para o tema: O que tenho a ver com a dança? O que é que a dança tem a ver comigo?
A dança é uma atividade de coordenação que inclui visão, audição, tato, movimento, antecipação, partilha, afetividade.
É uma forma de expressão, de representação social e uma terapia. Por vezes, é desafiar as regras.
A dança fortalece o sistema muscular, melhora a postura e a flexibilidade, ajuda a manter um bom ritmo cardíaco e a pressão arterial, mantém o cérebro ativo, melhora o desempenho da memória e a capacidade de realizar várias tarefas em simultâneo, aumenta a autoestima, reduz o stress e combate a depressão. Uma extensa lista de benefícios para preparar para o outono da vida.
Uma breve história da dança, desde a pré-história ao século XXI, acompanhada de alguns vídeos, entre eles, “Singing in the Rain” de Gene Kelly, contribuiu para documentar a palestra.

Rita Canto e Castro

26/01/2025

Roteiro Fotográfico

Neste dia, às 7,30h da manhã, saiu de Torres Vedras um autocarro com cerca de 50 pessoas a bordo.
Partíamos para o 2º Roteiro Fotográfico deste ano, da Universidade Sénior de Torres Vedras.
O dia estava cinzento, mas isso não nos impediu de ser um dia feliz.
Com o nosso Mestre, (senhor Lourenço) à frente, lá fomos munidos das nossas máquinas fotográficas, para fotografar tudo o que víssemos à nossa frente, até acabar a bateria…
A primeira paragem deu-se em Pateira de Fermentelos onde pudemos observar e fotografar, uma das maiores lagoas da Península Ibérica.
Além de muitos outros pontos de interesse, saliento o “Panteão dos Lemos”, igreja dedicada a S. Salvador, com destaque para a capela-mor, onde se encontram os túmulos da capela funerária Lemos, datados do Séc XVI.
O panteão foi fundado por Diogo de Lemos, de que junto fotografia da estátua presente.
De seguida, fomos visitar a ponte Medieval de Marnel e toda a sua magnífica envolvência que me maravilhou! Por fim, veio a cereja no topo do bolo: 
Com uma visita guiada e muito bem, à extraordinária Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro.
Trata-se de uma exposição com centenas de peças. (Pintura, escultura, desenho, mobiliário, tapeçaria, vidros, cerâmica, arte sacra, prataria etc. de várias épocas.)


Devo dizer, que fiquei com vontade de lá voltar!
Resta-me agradecer a todas as entidades empenhadas nesta maravilhosa viagem:
Câmara Municipal de Torres Vedras, que nos disponibilizou o autocarro,
AUTITV- sem a qual, nada disto teria acontecido,
A nossa querida colega e amiga Edite Melo e José Duarte, seu esposo.
Não esquecendo também o magnífico guia que nos acompanhou, Dr. Vieira Duque.
Para finalizar só me resta desejar que venham mais roteiros como este!

Maria Helena de Sá Leonardo

24/01/2025

Palestra_Estar à mesa com o poder na idade média

Já tinha assistido a outra palestra da professora Manuela Catarino sobre a idade média e fiquei encantada

Foi um tema que me seduziu quando o estudei há muitos anos atrás, no liceu

Quando vi a informação- estar à mesa com o poder na idade média- resolvi que não podia perder

“Quer chova quer faça sol”

E claro que mais uma vez fiquei encantada

Estaremos, talvez, a viver uma época extraordinária, em que todos os dias surgem coisas novas. Mas se olharmos para traz com muita atenção, todas as épocas foram extraordinárias

E quando pensamos que estamos a inventar “coisas novas”, muitas vezes estamos a “imitar” coisas já conhecidas, organizadas , estruturadas de uma forma elegante, inteligente e com muito saber envolvente

Só teremos que dar mais atenção ao que está para traz para o podermos reconhecer

Gostei muito da palestra

Obrigada Professora Manuela Catarino


Se continuar a partilhar connosco o seu saber estarei atenta para não perder…

Maria da Graça Carneiro

19/01/2025

Visita ao Museu da Carris

Em 16 de Janeiro por iniciativa da Dra Rita Sarreira a AUTITV levou um grupo de alunos a visitar o Museu da Carris em Santo Amaro Lisboa, tendo como finalidade o conhecimento desta Empresa que, desde 1872 até hoje, tem assumido a responsabilidade do transporte de uma grande percentagem dos Lisboetas e os Turistas que visitam esta deslumbrante Cidade.
Ao chegar a esta Estação, fomos recebidos por duas jovens Guias, que estavam bem preparadas para nos contar a história desta transportadora. Todos nós tínhamos uma ideia sobre os “Amarelinhos”, contudo foi bom saber como foram originados;
Passando pela tracção animal inicialmente, seguida da motorização eléctrica, para tal teve a empresa de construir uma central para alimentação de energia consumida por este meio de transporte.
Todos ficamos a pensar no efeito produzido, quando nos anos cinquenta do século passado os eléctricos foram ultrapassados pelos autocarros que proporcionavam uma maior mobilidade, não levando em conta os malefícios da poluição a médio prazo. Esperamos que a inversão em curso nesta empresa ajude a corrigir o mal que os motores de combustão provocam ao ambiente.
Este museu está aberto ao público desde 1999, com o propósito de divulgar a evolução no transporte público. Sem dúvida que o acervo ali exposto, proporcionou agradáveis memórias do tempo em que a maior parte dos visitantes utilizou os mesmos. 
Finalizamos a visita, percorrendo o complexo de parqueamento e antigas oficinas, transportados por uma das verdadeiras relíquias ainda em circulação.


Por unanimidade, os participantes agradecem à Dra Rita Sarreira a iniciativa desta proveitosa visita.
José Luís de Figueiredo

13/01/2025

Fátima - Um acontecimento histórico

Nos dias 9 e 10 de janeiro de 2025 realizou-se na AUTITV uma palestra sobre Fátima - "Um acontecimento histórico", a cargo do Professor João Gonçalves.
Fátima tem suscitado interpretações e relatos de toda a espécie, a favor e contra o acontecimento, opiniões diversas, argumentos com e sem fundamento.


O professor João Gonçalves, investigador das aparições de Fátima, apresentou aos presentes documentação e testemunhos históricos da época. Foi uma interessante palestra.

07/01/2025

Roteiro Fotográfico a Águeda - 24 de janeiro




 

Cantar as Janeiras 2025

Cumprindo a tradição, no dia 6 de janeiro, a AUTITV foi cantar as Janeiras na Câmara Municipal de Torres Vedras, perante a Senhora Presidente Eng.ª Laura Rodrigues, respetivos vereadores e público.



A Tuna da AUTITV deliciou os presentes com a sua atuação. Seguiu-se a degustação de bolo rei e vinho do porto, simpática oferta da Câmara Municipal.


Bem hajam a Câmara Municipal, a AUTITV e o público da nossa bela cidade.