Chegamos ao final de mais um ano letivo na nossa Universidade Sénior, e com ele vem o momento de celebrar tudo o que foi vivido, aprendido e partilhado ao longo deste percurso.
Foram meses de encontros enriquecedores, de troca de saberes, de descoberta de novos interesses e, acima de tudo, de convivência. Cada aula, cada atividade e cada conversa ajudaram a construir não apenas conhecimento, mas também laços de amizade e respeito mútuo.
A Universidade Sénior é muito mais do que um espaço de aprendizagem, é um lugar onde a experiência de vida de cada um encontra novas formas de expressão, onde o envelhecer é sinónimo de participação, entusiasmo e vontade de continuar a “crescer”.
Agradecemos a todos os professores, voluntários, colaboradores e, especialmente, aos nossos alunos, pela dedicação, pelo espírito positivo e pelo exemplo inspirador de que nunca é tarde para aprender.
Agora é tempo de descansar, de aproveitar o verão com leveza, e de renovar as energias para que no próximo ano possamos reencontrar-nos com a mesma alegria e vontade de continuar esta bela caminhada juntos.
No entanto, e antes de partirmos, ainda tivemos tempo e ensejo para apreciarmos algumas verdadeiras obras de arte que foram sendo produzidas ao longo do ano. Na verdade, há um momento alto em todos os finais de ano letivo, por altura das comemorações do aniversário da AUTITV e que se iniciam com a celebração de uma missa comemorativa, na Igreja da Graça.
São 15 dias de intensa atividade expositiva, de verdadeiras obras de arte que engloba vários domínios, desde a pintura, nas suas diversas vertentes, cerâmica, têxteis e bordados, fotografia, trabalhos em papel, entre muitos outros.
Diversas foram também as conferências, workshops, aulas abertas, apresentadas tanto por professores da universidade como por oradores convidados, subordinadas aos mais diversos temas, dos quais salientamos: o magnetismo, Camões, José Afonso; “As conhas e os seres humanos”, “O Palhinhas”, poeta do Bonabal, etc.
Dois momentos altos marcaram o período de encerramento das atividades. Um decorreu nos claustros do Convento da Graça, com as atuações dos grupos musicais: Coro, Cantares Tradicionais , a Tuna e o Grupo de Violas, onde foram apresentadas as músicas consideradas mais representativas do reportório de cada especialidade. No Grémio Artístico Torreense foram apresentadas as Danças do Mundo, a Biodança e a peça de teatro “O Encenador Irascível” levada ao palco pelo Grupo de Teatro da AUTITV.
“A cereja no topo do bolo” aconteceu no dia 18 com o almoço convívio de final de ano, que decorreu no restaurante “Os Severianos”, com um serviço de excelência, como já nos tem habituado. Uma tarde muito animada, participada pelos presentes, que foram progressivamente entrando na “dança” ao som da música, que o DJ Ivo foi selecionando criteriosamente de acordo com cada momento e adequada ao grupo presente, fazendo, por vezes, uma revisitação ao nosso passado musical.
Agora é tempo de descansar, de aproveitar o verão com leveza, e de renovar as energias para que no próximo ano possamos reencontrar-nos com a mesma alegria e vontade de continuar esta bela caminhada juntos.
Voltaremos a ver-nos em breve.
Zacarias Rito Dias
Sem comentários:
Enviar um comentário