06/12/2008

Presépios


Exposição colectiva de Presépios
Galeria Municipal de Sobral de Monte Agraço














Por louvável iniciativa da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço foi inaugurada hoje, na sua Galeria Municipal, uma exposição de Presépios, obras da autoria de quinze artistas, entre os quais o nosso colega Andrade.

A arte e a criatividade marcaram assim presença na mestria dos artistas, tão diferentes as sensibilidades e tão diferentes os materiais utilizados, como o papel e a pedra.

Fica uma modesta reportagem fotográfica. Clicar para VER FOTOS

Os parabéns ao colega e à iniciativa camarária.

06/11/2008

Magusto


Magusto... Tarde de convívio na AUTITV
Faltaram muitos e muitos estavam
Nem todos foram apanhados pela lente
mas todos se divertiram

04/11/2008

Prof. Victor Dias


Caros Colegas-
O nosso prof. de Flauta Sr. Victor Dias, vai ser submetido em Lisboa, a mais alguns tratamentos médicos, durante o mês de Novembro.
Neste período não haverá aulas dadas por ele.

Expressamos os nossos votos de boas melhoras e que regresse em forma.

Um abraço.
Leandro Guedes
.

Um novo blog (renascido...)


Meus amigos
Damos hoje as boas vindas ao blog da nossa colega Ilda, após tanto tempo em gestação ...
http://quintabambi.blogspot.com/
Foi preciso a insistência permanente do prof. Carlos e da ajuda preciosa, no arranque, da nossa colega Luisa.

Depois da criação dos blogs anteriores, da Luisa, da Alcinda, do Andrade e do meu, além do do prof. Carlos é claro, é sempre um acontecimento a registar quando alguém inicia ou recomeça com o seu blog.
O mérito em todos eles, continua a ser do prof. Carlos, que nos deu as ferramentas para nós andarmos para a frente.

Parabens, longa vida para o blog da Ilda e para a sua dona... e também para o bamby.
Leandro Guedes
.

21/10/2008

Ano lectivo 2008/2009


Amigos e Colegas
Começou hoje mais um ano lectivo na nossa Escola.
Depois do período de férias, a satisfação do reencontro com os colegas e professores, a espectativa em relação ao novo ano lectivo e às actividades a desenvolver e o desejo que tudo decorra da melhor maneira com o dinamismo e entusiasmo de todos - não só pelas actividades mas também pela participação neste blog, aberto a todos.
Espectativa também em relação à hipótese de mudarmos para novas e mais condignas instalações.
Um agradecimento especial à Direcção pela sua dedicação e empenho em manter operacional toda a máquina da Escola e aos Professores pelo seu voluntarismo, grande qualidade e boa vontade em aturar todos nós - sem eles nada seria como é.
Bom ano para todos.
Leandro Guedes



27/08/2008

O Coro na exposição de pintura

A colega Antónia, com os votos de boas férias, enviou-nos para publicação três fotos da actuação do Coro na exposição de pintura do encerramento do ano lectivo de 2007/2008
Fica aqui o nosso agradecimento.

17/08/2008

Em resposta


Apetece-me responder ao Leandro, dizendo-lhe que, eu não saí de Torres, mas raramente encontrei alguém, além do Prof, que aparecesse para tomar café comigo. Realmente, nestes meses, as pessoas vão visitar outras paragens e o mar. Aqui em Torres, há uma calma (deixem passar o termo) "bestial" . Há frescura e tranquilidade por todo o lado.
Não me esqueci de colaborar no ACTIVIDADE SENIOR, mas, de quando em vez, sofro de preguicite aguda e nada me apetece fazer.
BOAS FÉRIAS VOS DESEJA a Luísa.

29/07/2008

Continuação de boas férias !

esta foto não tem a qualidade que teria nas mãos do nosso prof Carlos Silva, mas dá para perceber que é o por do sol... em Santa Cruz.

O nosso prof Carlos terá já dito para consigo, que estes seus alunos vão começar o novo ano lectivo, já com nota negativa logo de inicio - não aparecem, não dizem nada, não escrevem no blog, portanto bem o merecem.

Por isso desejo a todos continuação de boas férias, com saúde...
(já agora, por onde andarão as nossas Reitoras que não as tenho visto?.)
Leandro Guedes

28/07/2008

Marte...


Planeta Marte em 27 de Agosto
O planeta Marte será o mais brilhante no céu nocturno a partir deAgosto.
Ele poderá ser observado a olho nu, tão grande quanto uma lua cheia, especialmene no dia 27, quando vai estar mais próximo da Terra.
Não deixem de observar o céu na noite de 27 de agosto, às 00h30, porque serão vistas duas luas!!! Não percam.
A próxima vez que Marte vai aparecer assim será em 2287... e nem todos estaremos cá para ver !!!

Não percam.

Beijinhos e abraços e boas férias.

Leandro Guedes

03/07/2008

Exame final

As provas foram prestadas na quinta da nossa colega Ilda. Assim uma espécie de exame final, testando a capacidade e perícia dos que estiveram na aula de Gastronomia no ano lectivo agora findo: ensopado de veado.
Não estando inscrito na matéria, tive todavia o beneficio do amável convite da Ilda para estar presente. Quase fiquei impossibilitado por força de compromisso anteriormente tomado e descartei em boa hora.
O passeio pela quinta foi óptimo e o convívio também, terminando ao som de doces baladas, da responsabilidade musical do marido da nossa colega Arcangela.
Quanto às provas, em minha opinião, a prestação foi excelente, tendo a dificuldade passado a ser da Professora Palmira Cipriano Lopes para classificar as mesmas.

Estou certo resolverá o problema dando vinte a todas.
À Ilda e aos presentes, o meu obrigado.
Carlos Alberto

Se quizerem ver mais fotos, cliquem aqui e podem sempre enviar as vossas.

23/06/2008

Acerca do Teatro

Obrigada amigo Leandro por me convidar a escrever no vosso blogue. Agradeço também ao Professor Carlos tudo o que fez e faz em prol do desenvolvimento da Informática na nossa Universidade.
Inicio esta minha participação falando das actividades na disciplina de Teatro.
Tenho de confessar que ao princípio me deparei com duas graves dificuldades: a falta de disponibilidade de uma sala e a carência de alunos. Assim, e aproveitando a minha experiência nesta área, procurei representações que exigissem um número bastante reduzido de participantes e espaços de ocasião. Neste sentido escolhi a cena "Procissão, Festa na Aldeia", recitação cantada tentando imitar a interpretação do grande Vilaret, complementando com a projecção de imagens alusivas a cada quadra. Neste quadro intervieram como intérpretes Lucinda Nunes, Elisabete Andrade Santos, Ida Côrte-Real, Filomena Serra Santos e Lucília Costa.
Ensaiámos e representámos também " A Agulha e o Dedal", número retirado do filme "A Canção de Lisboa" de Cottineli e Telmo, que foi o primeiro filme sonoro português e do qual se poderá dizer ter sido o iniciador da "comédia portuguesa". Neste número foram intérpretes Lucinda Nunes como Beatriz Costa, Lucília Costa como António Silva, e Filomena Serra Santos e Elisabete Andrade Santos no papel de costureiras.
Fizemos, por fim, uma imitação cómica das "Manas Perliquitetes" figuras típicas e populares da Lisboa antiga, que terão morado para os lados de S. Bento e que se pavoneavam pelas ruas da Baixa. O papel da mana Faustina foi interpretado por Filomena Serra Santos e o da mana Laureana por Elisabete Andrade Santos
A música que apoiava esta cena é de Francisco Patrício, querido amigo residente na Carvoeira. Na reprodução das imagens projectadas no grande ecrã do palco tivemos a preciosa colaboração da nossa jovem Celina professora de História Local e responsável pela Secretaria.
A todos um bem hajam!


Ida Corte-Real

14/06/2008

Fim2008-Almoço







Vejam só como nos divertimos !
O sorriso está espelhado nos rostos !

Alcinda Sá Leal
















Momentos de alegre confraternização no almoço do final do ano lectivo!
Alcinda Sá Leal

12/06/2008

Prova de vinhos

Vinho novo, vermelho violeta, aroma a frutos vermelhos, sabor frutado, macio e persistente

É sucinta minha opinião sobre o privilégio:
Quando concedido é obrigatório aproveitar.
Foi o caso.
Inscrito em Conversar Ciência, sob a orientação do Professor Bento Pereira, poucas vezes compareci, azar o meu, por incompatibilidade de horários.
Todavia, gentileza sua, fui incluído na visita hoje feita à Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, em Torres Vedras, onde fomos presentes e activos numa prova de vinhos
Contou a visita com prévios esclarecimentos do Senhor Engenheiro João Ghira sobre as regiões vinícolas do nosso País, designadamente a da Estremadura, castas, estatísticas e classificação de vinhos.
Na prática da prova fomos orientados pela nossa colega Lucinda Abrantes, engenheira formadora de provadores.
Assim subimos, degrau a degrau, a escada da prova de dois brancos e um tinto, como provadores ocasionais.
Da forma correcta de pegar no copo ao uso adequado dos nossos sentidos, apreendendo cor, gosto, aroma e qualidades intermédias e terminando pela classificação, nem sempre unânime, não se tendo podido usufruir das virtudes do silêncio, pela inquietude de alguns colegas.
Ultrapassadas as minhas expectativas fica aqui o meu testemunho e gratidão pela proveitosa visita. Bem hajam

E ainda por cima os vinhos eram óptimos !!!
Carlos Alberto

Exposições de 2008











Na descoberta de novas capacidades alguns alunos inscreveram-se nas disciplinas de desenho, aguarela,pintura,porcelana e bordados. Sob a orientação das Profªs Lucinda Barrinha e Ermelinda Lopes, estes desenvolveram conhecimentos antigos e adquiriram novos. Estas aulas serviram de terapia às preocupações que ficavam na ponta do pincel, na ligeireza da agulha e na modelação do barro. Desenvolveram-se novas amizades, criou-se um espírito de interajuda e camaradagem que nos tem ajudado a preencher o tempo livre.
Destas actividades resultou uma exposição colectiva muito visitada cujas fotos, gentilmente cedidas pela Professora Lucinda Barrinha, poderão observar visitando os nossos albuns abaixo indicados:
Para bordados e olaria clicar aqui.
Para Pintura acrilico clicar aqui.
Para aguarela clicar aqui.

11/06/2008

Encerramento 2007/2008

Bons momentos de representação.
Grupo de Teatro - Prof. Ida Corte Real









Para ver mais fotos visite o album, clicando aqui.

Encerramento 2007/2008

Um dos bons momentos do espectáculo:
Prof. Manuel Peixoto e o Coro
Visite o album deste tema, clicando aqui.

10/06/2008

Na Rota de Junot - Visita de estudo

A Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras organizou uma visita de estudo para comemorar o bicentenário das batalhas da Roliça e Vimeiro.
Esta viagem , embora tendo iniciado em Torres Vedras, dirigiu-se directamente à Figueira da Foz , ao forte de Santa Catarina, na foto em baixo.Aí estava uma guarnição de 300 fuzileiros da Armada Britânica que assegurava a posse da barra do Mondego e consequentemente o desembarque das tropas Inglesas.
A nossa viagem de regresso partiu desse ponto tendo tocado todos os locais de interesse no desenrolar destas duas batalhas:A praia de Lavos onde ocorreu o desembarque, Montemor-o-Velho onde o general wellesley se reuniu com o comandante das forças portuguesas para estabelecer o plano de operações.
Em Óbidos e no monte da Columbeira observámos o teatro das operações bélicas da batalha da Roliça com a explicação apaixonada de um representante da Câmara de Óbidos e por último fomos recebibos na Junta de Freguesia do Vimeiro, onde podemos ver uma exposição alusiva ao1º centenário da batalha do Vimeiro(1908) e à visita do rei D. ManuelII e também visitar o monumento erigido no local da batalha acompanhados pelo Professor Eduardo.
Toda a visita foi orientada cuidadosamente pela Doutora Maria Rita Sarreira .
Alcinda Sá Leal

Na Rota de Junot

Portal da Igreja de S.João Baptista

A conhecida janela Manuelina do coro do Convento


Convento de Cristo

imagens google

09/06/2008

A AUTITV foi a TOMAR

Em Maio fomos a Tomar visitar o convento de Cristo e algumas das suas igrejas. Esta viagem foi organizada pelo sr Doutor Travanca, com o objectivo de observarmos "in loco" as características dos estilos gótico e românico tratados ao longo do ano nas aulas.
O Convento foi fundado em 1160 por D. Gualdim Pais, Mestre provincial da Ordem do Templo em Portugal .
Esta Ordem foi extinta em 1312, mas em Portugal os seus bens foram transmitidos a ordem de Cristo criada em 1319 por D.Dinis.
O mestre da Ordem de Cristo foi o Infante D. Henrique, o grande empreendedor das descobertas marítimas e assim também o convento é uma "empresa em construção", ao longo dos séculos.
Com o rei D. Manuel iniciam-se importantes trabalhos de ampliação do convento por motivos que se prendem com a reforma da Ordem.
Esses trabalhos continuarão até ao século XVIII e, desta forma, o Convento de Cristo testemunha a arte Românica com os Templários, a Gótica e o Manuelino com as Descobertas e o Renascimento , o Maneirismo e o Barroco nos períodos seguintes.
Visitámos algumas igrejas,todas elas de muito interesse artístico e a Sinagoga de Tomar.
Foi um passeio agradável e esclarecedor!

Alcinda Sá Leal

08/06/2008

fim de ano

Como flores na desfolha, viajamos numa Associação onde, cada um de nós, é uma pétala acetinada e fraca, mas com dígitos mais que elevados a uma grande potência.
Desconhecidos alguns, à espera de conhecer outros, somos fertilizados e regados por uma água que é sabedoria, aumento de conhecimentos e alimentados com a seiva deste nome:
- UNIVERSIDADE -
E porque existe e porque nos alimenta, sobrevive nos meandros de tantas actividades. É bom cantar, dançar ou tocar música! É bom que se aprenda (seja o que for) mais e mais... ! É bom que se pinte, que se cultive o belo e o físico, é bom que se organizem passeios, que se encontrem amigos, que se consiga viver mais um pouco nesta Mocidade Sénior!
E neste Bem Me Quer, Mal Me Quer, Muito, Pouco ou Nada, a última pétala é a melhor:
- Bem Me Quer -
Queremos-lhe bem, acarinhamo-la, porque precisamos muito dela. Faz falta comunicar e sentir risadas de carinho, sorrisos de ternura e sonhos de bem querer.
O Mal Me Quer, por ora, desfolhou-se. Outro nascerá lá para Set./Out. . E só essa esperança nos faz diminuir saudades. Até p'ró ano ! Boas Férias !

29/05/2008

EGIPTOLOGIA

A Universidade Sénior de Torres Vedras tem-nos permitido usufruir de muitas coisas boas.
Quando surgiu a disciplina de Egiptologia fui logo inscrever-me, pois era apaixonada pelas civilizações antigas, e esta especialmente sempre me fascinou.
A professora conseguiu trazer o Egiptólogo Professor Doutor José Candeias Sales para uma palestra sobre Arte Egipcía, foi fascinante, e como o Professor ia fazer uma viagem ao Egipto, isso permitiu que alguns o acompanhassem.
Pequena descrição dos primórdios desta civilização: Egipto, o Antigo Império inicia-se à volta mais ou menos 3000 A.C., com leis civis e religiosas, a escrita e os cânones artísticos.
Junto algumas fotos que são mais elucidativas que palavras. Antónia
Para ver mais fotos clique aqui.

22/05/2008

O homem pensa, a obra nasce...


Avisos à entrada da barragem
Grupo de alunos com o Sr. Victor Rodrigues.
(fotos cedidas pelo nosso colega J. Cosme).
Foto da Barragem
Com a ajuda preciosa e o entusiasmo sempre latente do nosso prof. Carlos Silva, começou o voo do blog dos alunos da Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras

Este blog nasceu no dia em alguns de nós fomos fazer uma simpática viagem de estudo à barragem do Castelo do Bode.

Dia chuvoso, tristonho mas bastante agradável. Viajamos de autocarro, com o Sr. Fidalgo ao volante. Almoçamos tipo piquenique no Parque de Constância, mesmo à beira Zêzere. Depois do almoço partilhado, fomos beber um cafézinho.

Lamentavelmente o nosso prof Dr. Bento Pereira não nos pôde acompanhar devido a ter falecido uma pessoa de família.

Antes de entrarmos na barragem passamos a pé pelo paredão da mesma, podendo apreciar, dum lado a albufeira e do outro, o antigo leito do rio por onde passam as águas depois de fazerem funcionar as turbinas.

A barragem do Castelo do Bode fica no rio Zêzere. A sua construção iniciou-se em 1945 e ficou concluída em 1951. Teve na direcção um projectista inglês, A.Coyne, e foi sua construtora uma empresa Portuguesa Moniz da Maia & Vaz Guedes.

No inicio da visita fomos informados que não era permitida a entrada de pessoas com pacemakers ou quaisquer implantes metálicos. E também que, no caso dos geradores estarem a trabalhar, tínhamos que obrigatoriamente usar protectores auriculares, devido ao elevado nível de ruído naquela zona - cerca de 85 decibéis.

Foram muitas as informações recolhidas durante esta visita, cujo cicerone era um funcionário da EDP sr. Victor Rodrigues, pessoa de trato afável e que nos proporcionou uma agradável aula de ciência ligada às coisas da electricidade. O seu profissionalismo e saber contribuíram muito para que todos ficássemos bem informados...

Uma dessas informações foi que, a nível mundial, Portugal tem dos melhores construtores de barragens e que a nível europeu tem os melhores observadores de estruturas de barragens.

Na área da observação constante da estrutura da barragem, existem vários pontos de verificação periódica para detecção de possíveis desvios - fios de prumo colocados em pontos estratégicos e que são verificados diariamente e além disso sistemas de pernes fixados no cimento que medidos com aparelho próprio têm que manter ter sempre a mesma distancia entre si, isto deste o inicio da barragem.

Estivemos na casa dos geradores, aparelhos que fabricam a electricidade que consumimos. Estes geradores estão ligados a um veio enorme que por sua vez tem umas grandes pás que são accionadas quando a água passa por elas. Este movimento rotativo produz a electricidade. A barragem tem três destes geradores principais e mais dois auxiliares, sendo que um destes fabrica a electricidade para consumo próprio da barragem.

Actualmente todo o comando destes aparelhos é feito informaticamente, estando em desuso os antigos sistemas manuais e semi-automáticos, que embora desactivados já tiveram a sua época.

De salientar que existe um pequeno museu onde são mostradas as várias peças e equipamentos que faziam parte do funcionamento da barragem.

De referir também que a lagoa desta barragem abastece de água três milhões de pessoas onde se inclui Torres Vedras e a zona da grande Lisboa.

Leandro Guedes

OS LIMITES

fotocantodocarlos
Todos sabemos, ou quase todos, o custo da sobrevivência.
Na grande maioria ao invés de encaminharmos a vida, é ela, nas suas múltiplas exigências que nos traça o caminho e subjuga na execução continua e rotineira de tarefas, não de todo do nosso agrado.
Excluídos os que disto queixa não sofrem, os outros ainda dão graças, pois seria difícil, senão impossível, fazer face a carências básicas de sobrevivência e às outras supérfluas que a nossa sociedade consumista impõe.
Mas o curioso da coisa é que a própria sociedade estipula o limite desse esforço e declara unilateralmente que nem para executar esse desagrado estamos aptos.
Atingimos o suposto limite de validade, daqui resultando sentimentos opostos.
Para uns é o fim, enquanto outros não desistem..
Estes, mantendo acesa a luzinha da alma, encontram finalmente a possibilidade de dar aso às suas fantasias e sonhos, por tanto tempo recalcados.
Não irão encher o bolso, antes enriquecerão o espírito.
As UTIS (chamadas universidades para a terceira idade), espalhadas por todo o País, são uma das possibilidades de cumprir esse almejado objectivo.
Este texto, como é óbvio e implícito, contempla a nossa colega CILA.
Ela frequente a UTI de Torres Vedras e na foto ilustra o gosto pela pintura e o explendido trabalho produzido, agora sob a orientação da Professora Lucinda Barrinha.
Não se esgota aqui o envolvimento da CILA. ´
Passa ainda pelo Teatro, Bordados, Português e não sei que mais.
Não lhe perguntei o que fazia antes, nem a idade, basta-me conhecer do seu entusiasmo pelo que agora faz e sei já passou dos trinta. Ainda é jovem...
Tiro-lhe aqui o chapéu e deixo os meus parabéns na sua continuidade.
Carlos Alberto

14/05/2008

A SEMENTE




Sob a bandeira branca da maturidade e fora da minha formação profissional, voluntariei-me ao ensino da iniciação à informática e internet, esse mundo de mares e terras por desbravar, num desafio concreto à navegação e descoberta.De certo por dificuldades de ordem vária, desembarcaram no percurso grande parte dos muitos inicialmente inscritos na viagem.

Restaram cerca de vinte viajantes e compreenderam que, numa matéria tão vasta quanto esta, nos cabe a humildade de optar pela parcela do agrado pessoal e aí depositar todo o empenho, passo a passo, vencendo os desafios que forçosamente vão surgindo.
Excedemos as expectativas, tendo feito algum caminho no correio electrónico, na fotografia e nos blogs.

Assim surgiram três óptimos bloggers que construíram trabalho muito interessante e de grande sensibilidade, abordando diferentes temáticas.

Os blogs merecem ser visitados e são subscritos por
Leandro

Não tendo a ordem relevância pois todos eles são óptimos.

Daqui surgiu a ideia de subscrever um blog que eventualmente congregasse a actividade sénior, nesta área e noutras, aberto a colaboração de todos que pretendessem aqui colocar as suas ideias, duvidas, sugestões e, porque não, desilusões e concretizações.

As áreas trabalhadas seriam agrupadas em etiquetas alusivas à respectiva matéria e os colaboradores contactariam pessoalmente ou enviariam os trabalhos para actividadesenior@gmail.com.

Assim e com um abraço à Alcinda, Leandro e Luísa, aqui deixo o pedido de organizarem o cultivo da grande seara a brotar desta sementinha, estando os três perfeitamente capacitados para o efeito.

O meu muito obrigado.
Carlos Alberto