11/02/2012

VISITA DE ESTUDO....


De acordo com o Plano de Actividades da AUTITV, para o ano lectivo de 2011/2012, realizou-se ontem, dia 10 de Fevereiro, uma visita de estudo, organizada pela Professora Palmira Lopes, da disciplina de Gastronomia.
Com o objectivo de dar a conhecer a importância do pão e do vinho na alimentação, na economia e na simbologia, foram efectuadas visitas guiadas a duas prestigiadas empresas do concelho de Torres Vedras: a Panificadora “PANCRISP” e a “ADEGA COOPERATIVA DE S. MAMEDE DA VENTOSA”.
A panificadora, a laborar há já 25 anos, foi a primeira a ser visitada e o grupo foi gentilmente recebido e guiado por um dos responsáveis da empresa, que, de forma clara e detalhada, explicou todo o processo de fabrico e o funcionamento dos fornos e maquinaria ali existentes e, no final da visita, todos nós fomos presenteados com deliciosos “pães com chouriço”, ainda bem quentinhos, por terem sido confeccionados enquanto visitávamos as instalações.
Logo a seguir, e para satisfazer o apetite de “um cafezinho”, fez-se uma breve paragem em Santa Cruz que, além de nos proporcionar o “conforto” do dito café, deu-nos ainda a possibilidade de apreciar a paisagem que estava particularmente bela, não só porque o sol brilhava e o céu era de um azul intenso, como também porque o mar estava efectivamente “lindo”….(muito azul, maré baixa, pequenas ondas…, enfim…, uma beleza para os olhos e para a alma….!!!)
Dali seguimos para o Restaurante “O COELHO”, em S. Mamede da Ventosa, onde se realizou o almoço que decorreu em alegre convívio e que contou com a presença do Dr. Vasco Avillez, Digníssimo Presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR de Lisboa), sediada em Torres Vedras, que depois nos acompanhou na visita à referida Adega Cooperativa.
Na parte da tarde tivemos então a segunda visita do dia, à Adega em apreço, fundada em 1956, tendo o grupo sido acompanhado por um dos responsáveis que também, de forma explícita e detalhada, nos prestou todos os esclarecimentos sobre os processos produtivo, de engarrafamento, de armazenagem e de comercialização.
Terminada esta visita, tivemos a honra de assistir a uma brilhante palestra proferida pelo Dr. Vasco Avillez, Presidente da CVR de Lisboa, subordinada ao tema: “O VINHO E A SUA IMPORTÂNCIA GASTRONÓMICA”, que o Dr. Vasco Avillez soube levar muito para além daquilo que eram as nossas expectativas e que o próprio tema permitia…. Foi efectivamente sensacional…..!!!!!
Para finalizar, tivemos uma prova de vinhos, e, como é apanágio da Professora Palmira Lopes, não faltaram os habituais “mimos” com que sempre nos presenteia nestas ocasiões…. (Um pudim de queijo delicioso; chouriço doce que ela diz ser típico desta região, mas que poucos conheciam e outras iguarias que fizeram as delícias de todos nós).
Mais uma vez estão de parabéns, a AUTITV e a Professora Palmira Lopes pela belíssima organização desta visita de estudo.



(Albertina Granja)




Visita de Estudo Autitv Slideshow: Albertina’s trip to Torres Vedras, Estremadura, Portugal was created by TripAdvisor. See another Torres Vedras slideshow. Create a free slideshow with music from your travel photos.



3 comentários:

Joaquim Cosme disse...

Estão de parabéns a AUTITV, a Professora Palmira, a Pancrisp, a Adega Cooperativa de S. Mamede e a Albertina Granja por este excelente relato e fotos.
Joaquim Cosme

Andradarte disse...

Bela reportagem.....e o Blog fica volorizado...
Parabéns

leandro guedes disse...

Faço minhas as palavras dos antecedentes.
Na verdade um belo texto acompanhado de excelente video.
Parabens.