31/03/2017

Visita de Estudo - disciplina "Gastronomia" (Parte I)

No dia 30 de Março, a Professora Palmira Lopes, da disciplina de "Gastronomia", organizou uma visita de estudo para os alunos da AUTITV, relativamente à qual foi feita a seguinte reportagem, por quem de perto acompanhou cada pormenor desta visita:

"AULA INESQUECÍVEL NUMA FÁBRICA DE FARINHAS.
Os seniores em visita de estudo transportam consigo um manancial de informação como nenhuma outra etapa da vida consegue reunir.
São experiências, são conhecimentos, são partilhas sentidas e experimentadas no decorrer de muitos anos, muitas e múltiplas vivências. Porém, saem culturalmente mais enriquecidos sempre que têm a possibilidade de contactar com novas realidades.
Ontem, na empresa "FARINHAS FIRMOS", com fábrica na Mugideira (Torres Vedras), distrito de Lisboa, esse toque de informação foi pressentido e identificado pelas três dezenas de alunos da Universidade Sénior de Torres Vedras (AUTITV), acompanhados pela Presidente, Manuela Estêvão e pela Professora Palmira Lopes (da disciplina de gastronomia). Os velhos slogans surgiram nas nossas mentes sem exclamação: "O saber não ocupa lugar"; "Nunca é tarde para aprender"; ou "Estamos sempre a aprender".
A empresa FIRMOS, fundada em 1991, é uma das moagens em Portugal que melhor tecnologia de moenda possui, tendo como filosofia a permanente inovação e desenvolvimento de produtos que visem dar resposta às crescentes exigências do mercado.
Produz cerca de 40 tipos de farinha diferentes que permitem o fabrico de pão de milho, integral, linhaça, aveia, centeio, girassol. beterraba, alfarroba, trigo, arroz, etc. etc.
O volume de vendas/ano é da ordem dos 10 milhões de euros e tem ao seu serviço cerca de meia centena de trabalhadores com formação técnico-profissional. Desde a inauguração até à presente data foram investidos mais de 25 milhões de euros, em mais e melhores equipamentos, em silos (um total de onze), em maquinaria (estrangeira), na informatização e noutros sectores. A fábrica está apta a funcionar 24 horas/dia, atingindo uma produção/dia de 250 toneladas de farinha.
A matéria-prima é quase toda importada. A França com cerca de 80%, é o principal fornecedor de cereais, seguida de outros países como a Polónia, Roménia, EUA, Canadá, Reino Unido e da Suécia.
Os cereais portugueses, ainda que de muito boa qualidade, estão muito aquém da produção necessária para a procura interna (Continente, Madeira e Açores). No que concerne ao mercado externo, a FIRMOS só pontualmente exporta para Angola.
Foi neste meio industrial de sucesso que a "lição de sapiência" evoluiu. Uma manhã (inteira) que nalguns momentos nos levou a subir e a descer escadas, algumas com mais de 150 degraus (até ao ponto mais alto dos silos). Uma "longa aula" em muito compensatória.
Cordiais agradecimentos à administração da empresa pela disponibilidade que teve em nos receber e nos mostrar todo o processo de funcionamento da fábrica. Uma visita inesquecível."



José Florêncio Neves Firmo (Gerente) e José Roque (Director de produção) que nos acompanharam durante a visita

A foto da comitiva sénior

Centro "comando" da fábrica, todo informatizado

A "biblioteca" fabril pronta para ser expedida para as panificadoras

Uma intrincada relação de tubos por onde passa toda a farinha

Texto e fotos de: João Godim (sócio/aluno da AUTITV)

Sem comentários: