30/11/2018

Assembleia Geral Ordinária - 29.11.2018



Nos termos estatutários foram convocados os sócios da AUTITV para uma Assembleia Geral Ordinária, que se realizou no dia 29 de Novembro de 2018, pelas 14,30, com a seguinte ordem de trabalhos:
1 - Apresentação e votação do Plano de Actividades e do Orçamento para 2019;
2 - Outros assuntos de interesse para a Associação.










26/11/2018

Workshop Magia


O professor Raul Ribeiro, da disciplina" Magia para Avós", realizou na AUTITV, no dia 23 de Novembro de 2018, um Workshop sobre um tema que para todos é "mágico", a própria magia...!!!
Alguns dos seus alunos tiveram também oportunidade de participar nesta apresentação, mostrando o quanto já aprenderam durante as aulas ministradas.
contudo, e não obstante a concentração e atenção muito direccionada para os truques que cada um executou, nenhum dos presentes conseguiu imitá-los...!!!

Todos gostámos...





23/11/2018

workshop Biodança


Na tarde do dia 22 de Novembro, de 2018,  realizou-se na sede da AUTITV uma workshop de Biodança, orientado por Virgínia Silva, no qual participaram muitos alunos interessados nesta modalidade.

Segundo a orientadora deste workshop, "a Biodança é a dança da vida, pode ser praticada por adultos, crianças e seniores, e, além de renovar energias e estimular a criatividade, também resgata a alegria e viver, proporcionando o bem-estar, o equilíbrio e a auto-estima"













Visita Dinoparque


A Profª Rita Sarreira, da disciplina de "História Local", levou alguns dos seus alunos ao Dino parque da Lourinhã, no dia 22 de Novembro.

À nossa chegada estava uma Guia que nos levou a percorrer o Trilho Temático do Jurássico: 200-145 Milhões de anos atrás.

Logo no início deste percurso vimos um dos maiores predadores marinhos, que se encontra num lago, o feroz Liopleurodon que come tudo o que se atravessa no seu caminho. 
Continuando a visita, deparámo-nos com o Allosaurus, que, segundo informaçao prestada pela guia, não deixa escapar os Stegosaurus.
Mais adiante, numa clareira, é possível imaginar um confronto entre dinossauros da Lourinhã: o Supersaurus, um saurópode de 15 metros, que se mostra assustado com a presença do Torvosaurus , o maior predador terrestre do Jurássico de todo o mundo.
Depois ainda visitámos os percursos do Triásico e do Cretácico onde admirámos várias espécies de animais muito bem posicionados e onde não faltou o Tyrannosauros rex, ou o T.rex como é mais conhecido.

Em seguida fomos ao Laboratório onde nos foi mostrado o trabalho de preparação de fósseis precisamente num ninho de ovos de um Lourinhanosaurus antunesi, que está associado a um dos maiores ninhos de dinossauros da Europa e que foi descoberto na região da Lourinhã, também era um dinossauro carnívoro do período Jurássico que poderia chegar a ter entre 7 a 8 metros de comprimento.
Porém, gigantes, eram mesmo o Supersaurus Lourinhanensis e o Lourinhasaurus alenquerensis, animais tão grandes que não poderiam ser caçados por predadores solitários.
Por fim passámos pelo Museu onde algumas destas espécies estão representadas em achados de ossos recentes.

Foi em 1993 na praia de Paimogo que foi descoberto um ninho com mais de 100 ovos de Lourinhanosaurus ainda com os seus embriões e foi a partir desta data que a Lourinhã ficou conhecida como a Capital dos Dinossauros. 
O espaço museológico no Dino Parque conta com o espólio da Lourinhã, descoberto e estudado nos últimos anos pelos paleontólogos do Museu, e que contribuiu para o reconhecimento dos dinossauros a nível mundial.
E assim terminou uma fantástica viagem no tempo com mais de 300 milhões de anos.

(Helena Pina)



























Rio Maior - Salinas e Presépio - 13 de Dezembro


Palestra - Grandes empresas torrienses do século XX - 7 de Dezembro


Colóquio - Os quatro pilares da Qualidade de Vida - 6 de Dezembro


16/11/2018

Arquivo Municipal de Torres Vedras

"Arquivos mortos" estão bem vivos!

Os seniores com mais de 60 anos vão aos arquivos motivados pela curiosidade da descoberta de documentos que digam respeito ao passado que gostavam de conhecer melhor. A procura exige alguma paciência e resilência. É um ir ao passado, ao dito de modo erróneo "arquivo morto", assim como o falso "peça de museu".
A História está viva e sempre disponível para satisfazer a nossa curiosidade.
Um grupo de alunos da AUTITV, acompanhados pelo professor Zacarias Dias, da disciplina de "Paleografia", esteve no Arquivo Municipal de Torres Vedras. Uma "aula de sapiência" dada pela Drª Paula Correia da Silva, cujo carisma fez despertar em todos nós o desejo de encetar consultas e leituras, bem como a Drª Sandra Rodrigues da Silva e a Vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras, Drª Cláudia Ferreira, responsável pelo Arquivo.
Uma visita que a todos surpreendeu pela positiva.
"Torres Vedras obteve a Carta de Foral de D. Afonso III, a 15 de Agosto de 1250, embora a Vila e o termo já possuíssem uma organização municipal incipiente, pelo menos desde o reinado de D. Sancho I (1185-1211)", observa o Professor Zacarias Dias.Ao longo dos tempos, o Arquivo funcionou em diversos lugares. Em 1754, "encontrava-se numa cela da prisão, no piso inferior dos Paços do Concelho"; em 1962, no Convento da Graça e desde 1997, nas instalações da Câmara Municipal nas instalações da Câmara Municipal, na Avenida 5 de Outubro".

São mais de oito séculos de "documentação" para consultar, devidamente arquivada em "cerca de 4,2 quilómetros de estantes".
História, Missão e Visão. Serviços de pesquisa documental, acesso a documentos e à internet, apoio técnico. Entrada livre, entre as 9 e as 17 horas.
Em suma, os ditos "Arquivos Mortos" estão bem vivos. O desafio esta lançado!
Até breve.

(João Godim)





Workshop de Biodança - 22 de Novembro


Informática - Workshop


Realizou-se na sede da AUTITV, no dia 15 de Novembro, pelas 15 horas, um Workshop de Informática - "Perguntas e Respostas" , orientado pelo professor Fernando Costa-Cabral.


Foi um debate interessante que a todos proporcionou esclarecimentos sobre dúvidas várias, que diariamente se colocam em cada momento das nossas vidas.






13/11/2018

Concerto A Paixão - Centro Cultural de Belém - Coro e Orquestra Gulbenkian - Maestro Michel Corboz - 16.04.2019


Reunião de UTIS do Oeste - 9 de Novembro


No dia 9 de Novembro, realizou-se a primeira reunião (do ano lectivo 2018/2019), das UTIS do Oeste, na sede da Universidade Sénior da Benedita, onde só faltou a UTI da Nazaré.

A reunião começou com uma avaliação ao Encontro Nacional da RUTIS e à organização do mesmo levada ao cabo pela UTI da Nazaré.

Nesta reunião, foram abordados assuntos relacionados com a realização de vários encontros, nomeadamente, os de "poesia", "teatro", "grupos musicais" e também o encontro anual das UTIS do Oeste, (este último que este  ano consistirá numa peregrinação a Fátima, a organizar pela Universidade da Benedita).

O encontro de "Poesia" ficará a cargo da UTI da Marinha Grande e, no que se refere aos do "Teatro" e "Grupos Musicais", ficaram por decidir, atendendo a que, relativamente ao primeiro, não se chegou a qualquer conclusão sobre quem iria organizar (apesar de todos acharem que provavelmente será a UTI da Nazaré a fazê-lo, mas por enquanto sem confirmação).

Quanto ao encontro dos "Grupos Musicais", foi indicada, pelos presentes naquela reunião, que deveria ser a UTI de Torres Vedras a fazê-lo, no entanto as representantes da mesma informaram que, só após um contacto com o Teatro-Cine de Torres Vedras (a única sala nesta cidade que oferece condições para um evento desta natureza), é que se saberia se haveria ou não disponibilidade para tal e que, após obtenção dessa informação, seria enviado e-mail às restantes UTIS, para lhes comunicar se teríamos ou não possibilidade de levar a cabo a realização do evento em apreço.





12/11/2018

São Martinho na AUTITV


  
 No dia 9 de novembro pelas 15h, festejou-se, mais uma vez, na nossa instituição o Dia de S. Martinho, num ambiente de boa disposição com a presenç de sócios, alunos, professores e órgãos sociais da AUTITV.
Foram convidados para o evento os palestrantes Dr. Bernardo Gouveia-Presidente da CVR de Lisboa e o sr. Vítor Napoleão-Presidente da Associação Agrícola de Torres Vedras que vieram falar sobre a importância da vinha e do vinho na nossa região e que levou a cidade de Torres Vedras e a vila de Alenquer a serem eleitas Capital Europeia do Vinho 2018.
  

















 

Foi muito interessante, elucidativo e enriquecedor para todos os presentes a exposição dos temas escolhidos pelos dois palestrantes, ambos bastante conhecedores do assunto.
    Seguiu-se, depois, a atuação do Grupo de Violas da AUTITV interpretando músicas alusivas a esta festividade e que muito contribuíram para continuar a manter a excelente disposição dos presentes.

     


Encerrou-se este alegre convívio com um delicioso lanche partilhado e onde não faltaram as castanhas assadas e quentinhas, o vinho, diversos petiscos e doces, próprios desta época de S. Martinho.

(Antónia Alves)