30/03/2022
27/03/2022
Participação do Coro da AUTITV no Concerto Comemorativo do 30º Aniversário do Coro Juvenil da Cidade de Torres Vedras- Associação C.J.C.T.V.
Naquele fim de tarde de 26 de Março de 2022, nos Claustros do Convento da Graça em Torres Vedras, foi com enorme prazer que apresentámos o concerto comemorativo do 30º aniversário do Coro Juvenil da Cidade de Torres Vedras- Associação C.J.C.T.V., representado pelo Coro Juvenil e Coro Infantil da Cidade de Torres Vedras, o Melody Ensemble, tendo como convidados, o Coro da AUTITV, antigos cantores, um grupo de jovens do Say Yes e o ensemble instrumental CJJ.
Um concerto intergeracional único, envolto em música, em emoções, em poesia e em homenagens, que ficarão para sempre guardadas nas memórias do muito público presente.
À Dr.ª Helena Martins, vereadora na Câmara Municipal de Torres Vedras e responsável pela criação oficial, em 1992, do Coro Infantil da Cidade de Torres Vedras, foi entregue o diploma de Sócio Honorário de “Percurso de vida”, bem como à professora Maria do Espírito Santo Miranda também autora e declamadora dos poemas: “Tempo Novo” e “Prece”.
As homenagens estenderam-se também ao povo ucraniano e a todos aqueles que não temem pela procura da liberdade e da paz, cantando Halleluia, Dona Nobis Pacem e, em estreia absoluta, o Hino do Say Yes: “Dar o Melhor de Nós”.
Agradecemos ao Jornal Badaladas, a todos aqueles que ao longo de três décadas têm tornado possível os caminhos com que construímos os nossos sonhos e a participação e empenho dos convidados.
Filomena Calado
Direção Artística
Por Que é Seguro Viajar de Avião? - 25 de Março de 2022
RECORDAR É VIVER E CONFIRMAR
Ao ver no painel de avisos da AUTITV, anunciada uma palestra sobre a segurança de viajar de avião, tendo como orador o Sr. Eng. Sérgio Carvalho e atendendo ao que se propunha comentar, pareceu-me não fazer parte do público alvo.
Porém, tratando-se de aviação não resisti e obviamente fui assistir. Tudo começou com a postura do palestrante que apresentou duma forma tão simples mas tão eficiente a sua mensagem.
Falar de regulamentos e das leis que os apoiam não é fácil, mas, o Sr. Eng. e também piloto comandante da aviação comercial, apoiado em exemplos práticos, certamente por si vividos, tinha uma forma especial de expor as suas ideias e ir conseguindo os seus objectivos: “Confiança das pessoas, na extrema segurança que a indústria da aviação actualmente oferece”.
Não como piloto, mas como oficial do mesmo ofício, foi com muita saudade e alguma emoção que recordei muita coisa e me senti outra vez numa aula de regulamentação.
Que na aviação tudo é profundamente e perfeitamente estudado, projectado, regulamentado, executado, verificado, testado, licenciado e só depois posto à disposição dos utilizadores, é uma realidade. Por isso podemos afirmar sem qualquer dúvida que viajar de avião não é uma aventura mas sim algo de muito agradável e seguro.
Então, assistir à palestra do Eng./Cmd. Sérgio Carvalho foi para além dos objectivos da mesma um tempo muito bem empregue e o “recordar é viver e confirmar” o que tão bem explicado foi.
Como aluno, obrigado AUTITV e aguardo a continuação deste tipo de eventos para voltar a ouvir este ou outros ilustres oradores.
Comandante! (permita-me o tratamento), um grande bem haja e espero ter a satisfação de com toda aquela sua simplicidade e singeleza, sempre venha à AUTITV “conversar” connosco sobre aviação.
António Lourenço Luís
21/03/2022
Faleceu a sócia Maria Belmira Claro Dias
É com enorme pesar que a AUTITV comunica o falecimento, no dia 20 de Março de 2022, da sócia Maria Belmira Claro Dias.
As cerimónias fúnebres realizam-se na Capela de São João, no dia 21 de Março, entre as 09h30 e as 11h00, seguindo-se o funeral para o Crematório de Barcarena.
A Direção da AUTITV manifesta sentidas condolências à família.
18/03/2022
15/03/2022
Visita de estudo à Universidade Sénior de Torres Vedras (AUTITV)
Realizou-se, no dia 8 de Março, uma visita de estudo à AUTITV dos alunos do 12º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde acompanhados pela prof. Isabel Esteves, que escreveu o seguinte artigo sobre a visita:
A turma do 12º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde da Escola Secundária Henriques Nogueira realizou no passado dia 8 de março de 2022 uma visita de estudo à Universidade Sénior de Torres Vedras. Fomos muito bem recebidas pela Dra. Conceição Calhamar que nos explicou, em termos gerais, o funcionamento da instituição, deu a conhecer as suas instalações e acompanhou-nos na visita às aulas que estavam a decorrer no momento da visita: Pintura Acrílica, Oficina de Papel e Inglês. A propósito da data, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a nossa anfitriã declamou um poema, da sua autoria, homenageando as mulheres em geral e em particular a mulher ucraniana que tanto tem sofrido nesta guerra desigual contra um inimigo poderoso e implacável. Durante a visita foi comentado que habitualmente a população associa o envelhecimento, inevitavelmente, a experiências negativas, de doença, pessoas incapazes e infelizes. No contraponto a esta imagem, a Universidade Sénior defende que a “qualidade de vida”, ou seja, a saúde física e mental, uma boa integração familiar e social e a participação ativa na sociedade é também um ensejo das pessoas com 65 ou mais anos. Também é convicção desta turma que os “jovens há mais tempo” têm muito para nos ensinar, seja pela experiência vivida seja pela sabedoria que acumularam ao longo da sua vida e que a sociedade só pode ficar mais enriquecida quando valorizamos o contributo de todos, dando igualdade de oportunidades e combatendo a exclusão social. Resta-nos agradecer a hospitalidade da AUTITV e particularmente da Dra. Conceição Calhamar e desejar que continuem a desempenhar o seu papel insubstituível na criação de uma sociedade mais “amiga” do idoso.
14/03/2022
Visita à Biblioteca Municipal de Torres Vedras
A 11 de março, Dia da Rede das Bibliotecas Públicas, cerca de 20 alunos da Universidade Sénior de Torres Vedras foram visitar a Biblioteca Municipal de Torres Vedras a convite da sua Diretora Dra. Goretti Cascalheira.
Os objetivos desta iniciativa eram dar a conhecer a missão da biblioteca pública e os serviços que oferece à comunidade.
A Dra. Goretti começou por nos dar a conhecer a sua história.
Esta instituição surge após a compra pela Câmara Municipal da Biblioteca do escritor torriense Júlio Vieira (1880 -1930).
Foi inaugurada no dia 19 de fevereiro de 1934, ficou instalada numa das salas da Escola Secundária Municipal, tendo como diretor Rafael Salinas Calado. Em 1944 os seus serviços mudaram para novas instalações no edifício da Santa Casa da Misericórdia, onde permaneceu até 1933. Neste ano passou para a Escola Secundária Municipal, na Avenida 5 de Outubro onde se manteve até 2016. No dia 25 de abril transitou para o antigo edifício da Moagem Clemente, no Largo Justino Freire.
A Moagem Clemente foi fundada por Manuel do Nascimento Clemente em 1924 e deixou de operar em 1990. A existência da Moagem e da Igreja de Santiago fez com que o largo fosse chamado ou de Largo do Clemente, ou de Largo de Santiago.
A moagem apresenta três pisos e constitui um exemplar do processo de transformação do cereal em farinha. Usou na sua tecnologia, muito difundida na Europa em finais do século XIX, madeira e ferro, o que também se aplicou em Portugal. Estas moagens reduziram a utilização dos moinhos de vento ou de água, até que deixaram de funcionar.
Com a assinatura do contrato-programa, em 1987, entre a Câmara Municipal de Torres Vedras, e o Instituto Português do Livro e da Leitura (IPLL), a Biblioteca Municipal passou a integrar a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
O seu principal objetivo é promover e fornecer meios para o auto-desenvolvimento do indivíduo ou do grupo, em que está inserida.
Iniciámos a visita entrando pelo átrio / Recepção. Subimos ao 1º andar e aí visitámos uma pequena sala, onde se encontra uma exposição de ilustração de Olga Neves, a partir do livro “Saudade Desconhecida” de António Baltazar, um aluno de 16 anos.
No 2º andar está o Serviço de Empréstimos (aqui foi explicado aos visitantes, como se poder adquirir o Cartão de Leitor e o processo de aquisição de livros para ler em casa), Sala Infanto – Juvenil, Sala de Expressão Plástica e Bebeteca, Sala de Periódicos e Audio - Visuais, Sala de Exposições.
No 3º andar há Salas para consulta presencial de documentos (livros, revistas, filmes) e acesso à Internet (rede fixa e wi-fi).
Ainda pudemos fazer: o visionamento de filmes e jogos, audição de cd´s, acesso a equipamento informático (computadores, impressora, scanner) para trabalhos de pesquisa.
E, ainda, existe Serviço Educativo - atividades culturais e educativas, para todos os públicos, acesso à Internet (rede fixa e wi-fi), visionamento de filmes e jogos, audição de cd´s, acesso a equipamento informático (computadores, impressora, scanner) para trabalhos de pesquisa e outros, impressão de documentos e venda de publicações do município. .
Possui um fundo documental de 77000 livros. Deste acervo fazem parte algumas bibliotecas particulares doadas à Câmara Municipal de Torres Vedras.
Destacam-se: a biblioteca particular da torriense Ema Quintas Alves (1915-1993), pelo volume de documentos oferecidos e pela qualidade do acervo bibliográco em várias línguas; o espólio de Adão de Carvalho (1921-2001), que contém sobretudo documentação de fundo local; e a biblioteca particular do torriense Hermínio do Nascimento (1890-1972), que em grande maioria é composta por documentos da área da música.
Há ainda os Serviços Internos.
Maria Rita Sarreira
08/03/2022
07/03/2022
Subscrever:
Mensagens (Atom)