25/05/2022

Visita à Igreja Matriz da Freiria - 23.05.2022

No âmbito da disciplina de Historia Local e com a coordenação da Professora Rita Sarreira, realizou-se, no dia 23 de Maio, uma visita de estudo à Igreja Matriz da Freiria, dedicada a São Lucas e classificada monumento de interesse publico.

Fundada nos finais do seculo XV, apresenta vestígios arquitetónicos da época Manuelina. Após ter sofrido grande destruição com o terramoto de 1755, foi reconstruída, até que em 1890 sofreu um vasto incendio tendo restado a capela-mor, as capelas laterais e ficado as paredes em pé sem teto.
Nessa altura reuniram-se esforços para a sua reconstrução tendo recebido várias ofertas, não só de particulares como de outras Instituições como: um campanário da Igreja de Santa Engrácia de Lisboa, o retábulo da Capela-Mor de talha dourada seiscentista, proveniente do Convento de S. Bento de Coimbra, os retábulos dos altares laterais, imagens, quadros a óleo, órgão do coro, guarda-vento e relógio da sacristia foram recebidos do extinto Convento de Santo Alberto em Lisboa e a imagem de S. Lucas foi mandada fazer em Coimbra.
Do lado esquerdo da nave central da Igreja, junto à porta da Sacristia, encontra-se a Pia Batismal Manuelina, que inicialmente se encontrava na entrada da Igreja.
Entrando na Sacristia encontramos um arcaz do século XVII com imagens de Santos, sendo dois deles Santos Relicários e que se encontram em destaque, um lavabo manuelino e um armário, tipo contador também do século XVII estando embutido na parede.
Ainda na parede da nave colateral do lado esquerdo encontram-se quatro tábuas pintadas, datadas do século XVII sendo uma delas, a que está no meio, uma tabua que representa Cristo deposto da Cruz, datada de cerca de 1530 e atribuída à oficina de Cristóvão de Figueiredo (séc. XVI). Na nave colateral direita existem duas telas da primeira metade do seculo XVII, de temática mariana.
Nos finais do seculo XX o Pároco João que esteve ao serviço desta Igreja de 1983 a 2012, mandou fazer vitrais que foram colocados nas janelas da Igreja.
A Igreja de S. Lucas da Freiria alia à simplicidade arquitetónica do exterior, um interior rico em obras de arte.


Helena Pina

Sem comentários: