18/11/2022

ÁGUA É VIDA. MAS PORQUÊ?

Decorreu no dia 17 de novembro p.p., na AUTITV, uma palestra sobre o tema Água é Vida, sendo orador o professor do Instituto Superior Técnico, Sérgio Carvalho.

Foi feita uma abordagem e um relembrar da necessidade imperiosa da água, nomeadamente no estado líquido, para todos os seres vivos, incluindo o ser humano, no funcionamento das células vivas que constituem os vários tecidos, aparelhos e organismos vivos.

A distribuição da água doce no planeta Terra, em uma percentagem muito pequena, de cerca de 3 %, disponível no estado sólido, em gelos, e no estado líquido, em águas superficiais e águas subterrâneas, é hoje motivo de reflexão e de preocupação para todos nós, dado o crescimento exponencial do seu consumo global nas últimas décadas e a escassez cada vez menor da reposição desses recursos hídricos no meio ambiente.

O conceito de “água virtual”, isto é, a água consumida por cada um de nós, ao beber, alimentar-se, vestir-se e em todas as atividades humanas, foi abordado e surpreendeu alguma assistência, habituada a considerar o consumo de água per capita, que é obtido nas nossas torneiras, através de um sistema de abastecimento de água para consumo humano.

Com efeito, cada produto que consumimos para assegurar o nosso modo/qualidade de vida, consumiu no seu “fabrico” muita água:

· a água captada para a agricultura de vegetais fruta, cereais, oleaginosas, etc

· a água necessária para a pecuária, incluindo a produção de carne, leite e lacticínios

· a água necessária para a produção de peixes e outros produtos marinhos ou aquícolas

· …..

Em suma, foi um tema interessante e que está na ordem do dia de todos nós.

Maria do Carmo Dias

Sem comentários: