20/02/2023

No passa do dia 10 de fevereiro fomos à Gulbenkian visitar os Faraós Superstars!


Acompanhados por duas fantásticas guias, fomos recebidos à entrada da exposição por uma réplica da famosíssima máscara dourada de Tutankhamon. Percorremos depois a exposição, ao longo de mais de 250 peças, a exposição reúne obras de diferentes naturezas, como peças
arqueológicas, documentos e obras históricas ou objetos contemporâneos. E foi este o elemento mais interessante desta exposição - o entendimento sobre a perceção que o mundo teve (e tem) dos faraós e do Antigo Egipto ao longo dos séculos. A mostra reflete como a cultura ocidental influenciou esta perceção, e como a cultura pop se apoderou de alguns faraós e os tornou ícones. Mas também nos permitiu compreender como os próprios faraós construíam a sua História, e como “apagavam” os nomes dos antecessores que não lhes interessavam!





É o caso da magnífica mesa de oferendas, onde estão registadas as cartelas dos faraós do Império Novo, predecessores de Ramsés II – excepto os hoje famosos Hatshepsut, Akhenaton e Tutankhamon.


Também nesta estela foram, deliberadamente, marteladas as imagens e nomes de Hatshepsut, no paríodo do seu sucessor, Tutmósis III.


Tutankhamon que se tornou famoso não por ter sido um faraó excepcional no seu tempo, mas porque, em pleno século XX da nossa era, o seu túmulo foi descoberto pelo inglês Howard Carter, o único, até à data, a ser encontrado inviolado. Foi também com esta descoberta, amplamente relatada pelos media (a fotografia estava em ascensão, e os jornais vendiam notícias como nunca antes), que explodiu a chamada egiptomania, e tudo o que era egípcio, ou melhor, do antigo Egipto passou a moda: vieram os filmes de Hollywood, surgiram os livros com histórias de maldiçoes de múmias, a banda desenhada e nem a publicidade ficou incólume! Exemplo deste facto é o prórpio preservativo Ramses, onde os publicistas buscaram inspiração no facto deste faraó ter tido para lá de 100 filhos!!

Preservativo Rames

Motorizada Keops


Tabaco Cleopatra

Com uma mistura surpreendente de objetos provenientes de diferentes períodos da História, esta exposição mostrou-nos como alguns faraós se tornaram estrelas e como outros caíram no esquecimento, para além do facto de se tratar das poucas civilizações que mantiveram sempre e em todos os estratos da cultura e da sociedade a sua mística, relevância e paixão!

Celina Claro

Sem comentários: