Portugal, ligado a Inglaterra desde o séc. XIV através de tratados de paz, amizade e aliança regista, ao longo da sua História, diversas manifestações que provam essa relação.
Torres Vedras foi palco de um desses momentos de compromisso, distin-guindo-se a acção de Sir Arthur Wellesley, Duque de Wellington, que recebeu do rei D. João VI os títulos de 1º Marquês de Torres Vedras e 1º Conde do Vimeiro, pelo seu desempenho na luta contra Napoleão - invasões francesas (1807-1810).
Em 1990 aquando da comemoração dos 180 anos deste acontecimento histórico, o então Presidente da Câmara inicia contactos com o seu congénere de Wellington tendo em vista o desenvolvimento de relações de amizade entre as duas cidades.
Após a realização de visitas mútuas no sentido de melhor conhecer as diferentes realidades de ambas as cidades, procedeu-se à cerimónia protocolar da assinatura do 1º acto de geminação formalizada em Torres Vedras pelos Presidentes das Câmaras de Torres Vedras e Wellington, em 5 de Junho de 1998.
Injusto seria omitir em todo este processo a acção desenvolvida pela ASSIM - Associação de Intercâmbio Municipal bem como pela Wellington Twinning Association que muito contribuíram para o relançamento e estreitamento das boas relações entre as duas comunidades.
Neste âmbito, a ASSIM em parceria com a Câmara Municipal, têm promovido muitos intercâmbios, ultimamente, sobretudo no Carnaval.
Jovens - Majorettes - e adultos desta nossa cidade geminada têm vindo e participado neste importante evento.
Este ano não foi exceção. O grupo de Majorettes e os representantes do Carnaval de Wellington estiveram presentes na nossa cidade de 16 a 22 de Fevereiro. Tiveram uma participação muito activa desde o desfile escolar, o baile dos mais velhos, o corso de Domingo, e pela 1ª vez o desfile e o convívio na Universidade Sénior.
Houve uma interacção forte entre os jovens e os utentes da AUTITV e de facto foi uma experiência enriquecedora para todos.
É bom referir que a par destas actividades temos sempre o objectivo de dar a conhecer a beleza e cultura da nossa região oeste.
Maria José Correia
Sem comentários:
Enviar um comentário