27/05/2024

Dia Mundial da Criança_1 de junho

A Declaração dos Direitos da Criança celebra este ano 65 anos.

Evocamos o 1º de 10 direitos.
"A criança deve gozar de todos os direitos enunciados na presente Declaração. Estes direitos devem ser reconhecidos a todas as crianças".

Para comemorar o Dia Mundial da Criança, na tarde do dia 1 de junho, no parque da Várzea, em colaboração com a Câmara Municipal de Torres Vedras no programa mês de junho - mês do Brincar, inserido no projeto "O Rei Manda...Brincar", a AUTITV estará representada pelo grupo de Teatro (marionetas) e pelo sócio Raul Ribeiro (Magias para avós e netos).

Visita a exposições no âmbito das áreas de Pintura e Cerâmica - em 24 de Maio de 2024

Participaram nesta visita 29 pessoas (seniores da AUTITV), que saíram e regressaram a Torres Vedras às 08h30 e 19h00, respetivamente.

Parte da manhã

No "Reservatório Mãe d´Água, nas Amoreiras, entramos no mundo surrealista do pintor catalão Salvador Dali através da Exposição “Daly Cybernetics”. Foi possível: (i) aceder a informação sobre a vida e obra de Salvador Dali; (ii) fazer uma recriação de um dos quadros de Dali, através de meios digitais; (iii) imergir, experienciando através de realidade virtual (óculos), os seus quadros (pinturas); (iiii) dentro do "Reservatório...", através de realidade 3D e com projeções a 360º, ver (com óculos diferentes) nas paredes algumas obras de Salvador Dali* e, no espelho de água, a reflexão dessas mesmas obras/pinturas.

*Salvador Dali (https://brasilescola.uol.com.br/biografia/salvador-dali.htm)

Na “Fundação Arpad Szenes*-Vieira da Silva”, também nas Amoreiras, sedeada na antiga "Fábrica de tecidos de seda de Lisboa" - um edifício do século XVIII - , através de uma visita guiada, conseguiu-se: apreciar as obras de dois pintores do século XX, representantes do expressionismo e do abstracionismo, Arpad Szenes e Maria Helena Vieira da Silva*, quer através de projeção digital quer do confronto com as suas obras (pinturas); e, ainda, ter uma leitura privilegiada das obras, através da explicação e demonstração (em desenho) realizada pelo guia da exposição.

*Arpad Szenes e MH Vieira da Silva (https://iberismos.com/vieira-da-silva-arpad-szenes-confluencias/?lang=pt-pt

Parte da tarde

No “Museu Bordalo Pinheiro”, no Campo Grande, um museu municipal que abriu ao público em 1916, foi possível apreciar uma completa colecção de cerâmica bordaliana - com o seu hipernaturalismo -, bem como uma extensa mostra de pintura, desenhos originais e publicações de Bordalo Pinheiro. A par disto, devido à excelente abordagem explicativa feita pela guia que nos acompanhou nesta viagem pelo museu, obtivemos um conhecimento mais abrangente sobre a vida e obra deste notável caricaturista Rafael Augusto Prostes Bordalo Pinheiro*, mais conhecido por ter sido o criador da figura ímpar “Zé Povinho” e do “manguito”.


No “Museu da Cidade - Palácio Pimenta”, no Campo Grande, um museu municipal que integra cinco núcleos - Palácio Pimenta*, Museu de Santo António, Teatro Romano, Casa dos Bicos, Torreão poente da Praça do Comércio - a visita incidiu sobre o núcleo sede instalado nas dependências e nos jardins do “Palácio Pimenta”**. Neste núcleo, através de visita guiada, foi apresentada uma perspectiva da evolução da cidade de Lisboa, desde a ocupação humana do território durante a pré-história até ao início do século XX: uma viagem ao interior de Lisboa, num percurso organizado de forma cronológica, assim desvelando diferentes etapas do desenvolvimento urbano e da ocupação do território por diferentes povos e culturas.Fizemos uma breve incursão pelos jardins do palácio, acompanhados por lindíssimos pavões aí residentes. No jardim dos “Buxos” apreciamos cerâmicas bordalianas representando animais (sapos, cobras, pelicanos e outras).




Obs.
Durante a hora de almoço e durante as viagens (de ida e de volta) foi possível trocar informações sobre o conteúdo desta visita de estudo.

Conceição Anes

24/05/2024

SER EXPOSTO NO SEC XIX NA VILA DE TORRES VEDRAS


No dia 23 de Maio de 2024, a oradora Dra. Manuela Catarino veio à AUTITV para nos agraciar com mais uma palestra e desta vez sobre o dito tema.

Falou sobre as dificuldades de vida socioeconómicas do séc. XVIII e XIX e como eram cuidadas as crianças enfaixadas nessa época, de modo a darem menos trabalho, mas que provocava uma elevada taxa de mortalidade infantil não só por este tratamento como também por múltiplas doenças e falta de hábitos de higiene. Com frequência, os menores faleciam, provocando um distanciamento na relação familiar.

A par da Roda de Lisboa, de onde vinham crianças expostas para serem entregues a amas, também em Torres Vedras foi criada a Roda numa casa contigua à Igreja de Santiago e em 24 de Maio de 1788 houve um acórdão de vereação da CMTV onde se dispunha dos encargos para a dita.

Em 1814 houve a necessidade de fazer uma reformulação da estrutura da Roda dos Expostos de Torres Vedras.

As crianças eram depositadas na Roda, normalmente a coberto da noite, não só por dificuldades económicas, mas também por vergonha de mães solteiras, fruto de relações extraconjugais e outras causas que, por vezes, levava a acompanhar com o exposto um bilhete ou um sinal que permitiria a família biológica resgatar a criança.

Por serem recém-nascidos ou com poucos dias de vida, as crianças eram batizadas e entregues a amas de leite que, naturalmente, eram mulheres que amamentavam os filhos e que recebiam um enxoval para o exposto e um pagamento.

Infelizmente, muitos expostos morriam em tenra idade. Aos 7 anos, os que sobreviviam eram entregues a um juiz. Poderiam, então, ser encaminhados para profissões, continuar ao cuidado das amas ou ser resgatados pela família biológica.

Em 1867 foram abolidas as Rodas por decreto lei de 11-11-1867, tendo sido substituídas por Hospícios.

Helena Pina 

20/05/2024

Festa das Universidades Seniores do Oeste

 

Realizou-se no dia 17 de maio a Festa das Universidades Seniores do Oeste organizada pela US de Peniche. 
A festa teve lugar no Hotel Vila d´Óbidos com um almoço seguido de animação pela "Banda Cota".   
Parabéns à US organizadora pela tarde de agradável de convívio que proporcionou aos presentes.

17/05/2024

Visita ao Padrão dos Descobrimentos


Na tarde do dia 16 de maio, um grupo de alunos e a professora de história Maria Rita Sarreira visitaram o Padrão dos Descobrimentos.

O Padrão dos descobrimentos, foi erguido pela primeira vez em 1940, de forma efémera, e foi integrado na Exposição do Mundo Português. A autoria desta obra é do arquiteto Cottinelli Telmo (1897-1948) e do escultor Leopoldo de Almeida (1898-1975).

Em 1960, por ocasião das Comemorações dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique, é reconstruído.

Em 1985 é inaugurado como Centro Cultural das Descobertas.

O arquitecto Fernando Ramalho remodelou o interior e, dotou-o de um Miradouro.

O monumento sugere uma Caravela que avança sobre as águas.

O Infante D. Henrique, na proa da caravela, segura um barco na mão direita e um mapa na mão esquerda.

O monumento sugere uma Caravela que avança sobre as águas.



O Infante D. Henrique, na proa da caravela, segura um barco na mão direita e um mapa na mão esquerda.

A pesar do tempo frio e chuvoso, as respetivas guias levaram-nos a cada um aos lados laterais do monumento, onde nos explicaram detalhadamente as figuras histórias que ali se encontram representadas e, que através destas viagens levaram a nossa cultura através dos mares a outros povos.

Em seguida , as guias levara- nos até à Rosa dos Ventos, construída em cantaria
de calcário liós negro e vermelho. Possui 50 m de diâmetro, um planisfério de 14 metros de largura decorado com elementos vegetais, 5 pequenas rosas dos ventos, 3 bufões, uma sereia, um peixe fantástico e o Neptuno com o tridente e trombeta montado num ser aquático.

Ao fundo podemos ver as ondas características da tradicional calçada portuguesa.

Foi inaugurada a 5 de agosto de 1960, sendo obra do arquiteto Luís Cristino da Silva e oferecida pela República da África do Sul.

Subimos ao último andar,  onde está o  Miradouro  a uma altura de 50 metros acima do terreno e, nos oferece  uma vista panorâmica fabulosa sobre a zona histórica de Belém.
Maria Rita Sarreira


14/05/2024

Comemorações do XXI Aniversário_4 a 26 de Junho



Comemorações do XXI Aniversário_25 de Junho



 

Comemorações do XXI Aniversário_26 de Junho

 

Comemorações do XXI Aniversário_24 de Junho

 

Comemorações do XXI Aniversário_21 de Junho

Comemorações do XXI Aniversário_14 de Junho

Comemorações do XXI Aniversário_17 a 20 de Junho

 

Comemorações do XXI Aniversário_13 de Junho


 

Comemorações do XXI Aniversário_12 de Junho



 

Comemorações do XXI Aniversário_11 de Junho

 

Comemorações do XXI Aniversário_5 de Junho

 

Comemorações do XXI Aniversário_7 de Junho

Comemorações do XXI Aniversário_6 de Junho

Comemorações do XXI Aniversário_5 a 13 de Junho - Exposição de Artes

 

Comemorações do XXI Aniversário_4 de Junho

 

13/05/2024

Lançamento da Nova Coleção de Livros das Histórias da Ajudaris


A AUTITV, representada pelo sócio e aluno Raul Ribeiro, com Magias para Avós e Netos e pelo Coro dirigido pela maestrina Filomena Calado, colaborou na festa de lançamento da Nova Coleção de Livros das Histórias da Ajudaris com o tema PAZ, que se realizou na tarde do dia 11 de maio, no auditório da Escola Secundária Henriques Nogueira.



Uma coleção que junta histórias criadas por crianças de vários pontos do país, inclusive de Torres Vedras, com a orientação dos professores e educadores solidários que abraçam o Projeto. 
E, porque as histórias são mágicas, através de ilustrações imperdíveis, de ilustradores de várias partes do mundo, resulta uma obra coletiva em que as crianças ajudam outras crianças através da imaginação e da criatividade.

ROTEIRO FOTOGRAFICO - Tomar, Castelo de Bode e Aldeia do Mato

Todos à hora marcada junto à Estação dos Comboios; 8 horas do dia 10 de maio e começou a nossa viagem.

Após paragem técnica na área de Serviço de Santarém, para o cafezinho da manhã, seguimos rumo ao primeiro objectivo da nossa visita – Aqueduto dos Pegões Altos.


A Prof. Rita Sarreira deu alguma explicação sobre esta obra edificada em 1614, que com cerca de 6 km de extensão e arcos que se sucedem uns aos outros onde no vale atingem os 30m de altura, foi construida para abastecer de água a cidade de Tomar; tem duas Mães de Agua que se destinavam à depuração das águas. Tornou-se Monumento Nacional em 1910.

Depois de explorarmos o monumento e feito algumas fotos, seguimos para Tomar.

Visitámos a Casa dos Cubos que alberga o Centro de Estudos de Fotografia em Tomar e onde nos foi dada alguma explicção sobre técnicas antigas de fotografia bem como do seu restauro.

Embora com pena de não termos visitado o Parque do Mouchão, onde certamente faríamos fotos muito interessantes devido à beleza do local, fomos ao encontro do esperado almoço , tudo bem organizado e de boa qualidade conforme o Prof. Lourenço já nos habituou. Um belo leitão assado, boas entradas e sobremesa além do bom acompanhamento líquido , claro!

Seguimos viagem, agora para a Barragem de Castelo de Bode; lugar bonito de visitar, neste momento na sua cota maxima, onde alguns se aventuraram (porque fazia muito calor) a uma descida para a base da barragem para observar os Vertedouros.


O fim da nossa visita foi no Miradouro do Mato, donde se admira a Praia Fluvial da Aldeia do Mato bem como uma paisagem maravilhosa de rio e serras.

Retornámos a Torres Vedras, de uma viagem de cultura e lazer , que em tudo correu bem.

Gilda Cerveira

08/05/2024

Comemoração XXI Aniversário da AUTITV_4 a 26 de junho de 2024





Atuação da Tuna da AUTITV no Centro de acolhimento de São Pedro da Cadeira


Na tarde do dia 7 de maio, a Tuna da AUTITV, numa tarde de agradável convívio, atuou para os utentes do Cento de Acolhimento de São Pedro da Cadeira.

Aos alunos e professor da Tuna, o nosso obrigado pela excelente representação.

06/05/2024

II Taça Nacional de Walking Football_Torres Vedras_14.06.2024

XIX Encontro Nacional das Universidades Seniores_Rutis

ESPAÇOS DE MEMÓRIA DE ALVES REDOL

Integrada na disciplina LUGAR ONDE – Escritas e Dizeres, ministrada em 2023/ 24 pelo prof. Joaquim Moedas Duarte, realizou-se, no dia 4 de Maio de 2024, uma visita de estudo a alguns lugares evocativos da obra de Alves Redol: aldeia avieira da Palhota, no concelho de Cataxo; e Museu do Neorrealismo, em Vila Franca de Xira.
32 participantes puderam, assim, rever as terra de borda d´agua, onde Redol viveu, trabalhou e de que tanto escreveu. Evocação maior do seu livro Avieiros, para o qual recolheu elementos durante a estada de algumas semanas na aldeia avieira da Palhota, que visitámos, na companhia de Pedro Santos – da Associação Palhota Viva – e de João Serrano, grande estudioso e divulgador da cultura avieira. A aldeia está muito descaracterizada, por isso a leitura de Avieiros se torna mais necessária, pelo poder expressivo da sua escrita tão actual, em que a vida daqueles pescadores – nómadas do Tejo – é descrita com mestria. Ali bem perto, o majestoso rio Tejo.

De tarde visitámos o Museu do Neo Realismo, em Vila Franca de Xira. Já o conhecíamos, mas de novo nos surpreendeu pela qualidade e variedade das exposições, sobretudo as fotos de Alfredo Cunha e a obra pictórica do pintor Amândio Silva. A capacidade de renovação deste inspirador espaço arquitectónico, concebido por Alcino Soutinho, justifica a repetição regular de visitas, onde sempre se encontram novidades. Acresce que o seu espólio tem vindo a ser enriquecido com inúmeras doações, provenientes de famílias ligadas aos artistas - sobretudo escritores e pintores - do neo realismo. A base inicial foi, justamente, o espólio de Alves Redol.

Joaquim Moedas Duarte

(Fotos Manuela Estevão e J. Moedas Duarte)

Reunião de Professores_03.05.2024


Realizou-se, no dia 3 de maio, a reunião de professores para preparação do final do ano letivo, preparação do ano letivo 2024/2025 e outros assuntos de interesse para a Associação.
Estiveram presentes na reunião 21 professores.

Torneio Nacional de Walking Football_Loures

A Academia dos Saberes de Loures promoveu, no passado 3 de maio, no campo do Atlético Clube do Tojal, o torneio nacional de Walking Football.

Esta iniciativa, realizada em parceria com a Associação Rede de Universidades da Terceira Idade, contou com várias equipas de academias/universidades seniores de todo o país, tendo como objetivo proporcionar hábitos de vida saudáveis.


A equipa de Torres Vedras esteve presente. 

Andiamo al cinema! - Scialla

Dando continuidade ao projecto da Prof.ª Fátima Avelino "Andiamo al cinema!", na tarde do dia 2 de maio de 2024, um grupo de alunos visionou, na AUTITV, o filme Sialla de Francesco Bruni.

Segue uma breve descrição do filme elaborada pela prof.ª Maria Trindade Santos:

"È una commedia divertente che parla de l`importanza de l`educazione pel il futuro dei giovani.

Luca è un irrequieto ragazzo di Roma, che è cresciuto senza padre e cerca di forma inconsciente un mentore.

Bruno è un professore senza figli che lasciò la scuola per fare spiegazioni privati.

Bruno non è mai stato un mentore, neanche per se stesso, ma la sua routine soffre un cambio imprevisto, quando scopre che Luca è suo figlio.

Le due, costretti à vivere insieme, vivranno follie con puntate comiche per che se conoscano meglio."