Participaram nesta visita 29 pessoas (seniores da AUTITV), que saíram e regressaram a Torres Vedras às 08h30 e 19h00, respetivamente.
Parte da manhã
No "Reservatório Mãe d´Água, nas Amoreiras, entramos no mundo surrealista do pintor catalão Salvador Dali através da Exposição “Daly Cybernetics”. Foi possível: (i) aceder a informação sobre a vida e obra de Salvador Dali; (ii) fazer uma recriação de um dos quadros de Dali, através de meios digitais; (iii) imergir, experienciando através de realidade virtual (óculos), os seus quadros (pinturas); (iiii) dentro do "Reservatório...", através de realidade 3D e com projeções a 360º, ver (com óculos diferentes) nas paredes algumas obras de Salvador Dali* e, no espelho de água, a reflexão dessas mesmas obras/pinturas.
*Salvador Dali (https://brasilescola.uol.com.br/biografia/salvador-dali.htm)
Na “Fundação Arpad Szenes*-Vieira da Silva”, também nas Amoreiras, sedeada na antiga "Fábrica de tecidos de seda de Lisboa" - um edifício do século XVIII - , através de uma visita guiada, conseguiu-se: apreciar as obras de dois pintores do século XX, representantes do expressionismo e do abstracionismo, Arpad Szenes e Maria Helena Vieira da Silva*, quer através de projeção digital quer do confronto com as suas obras (pinturas); e, ainda, ter uma leitura privilegiada das obras, através da explicação e demonstração (em desenho) realizada pelo guia da exposição.
*Arpad Szenes e MH Vieira da Silva (https://iberismos.com/vieira-da-silva-arpad-szenes-confluencias/?lang=pt-pt
Parte da tarde
No “Museu Bordalo Pinheiro”, no Campo Grande, um museu municipal que abriu ao público em 1916, foi possível apreciar uma completa colecção de cerâmica bordaliana - com o seu hipernaturalismo -, bem como uma extensa mostra de pintura, desenhos originais e publicações de Bordalo Pinheiro. A par disto, devido à excelente abordagem explicativa feita pela guia que nos acompanhou nesta viagem pelo museu, obtivemos um conhecimento mais abrangente sobre a vida e obra deste notável caricaturista Rafael Augusto Prostes Bordalo Pinheiro*, mais conhecido por ter sido o criador da figura ímpar “Zé Povinho” e do “manguito”.
*Bordalo Pinheiro (https://ensina.rtp.pt/artigo/rafael-bordalo-pinheiro-um-icone-da-ceramica-portuguesa/)
No “Museu da Cidade - Palácio Pimenta”, no Campo Grande, um museu municipal que integra cinco núcleos - Palácio Pimenta*, Museu de Santo António, Teatro Romano, Casa dos Bicos, Torreão poente da Praça do Comércio - a visita incidiu sobre o núcleo sede instalado nas dependências e nos jardins do “Palácio Pimenta”**. Neste núcleo, através de visita guiada, foi apresentada uma perspectiva da evolução da cidade de Lisboa, desde a ocupação humana do território durante a pré-história até ao início do século XX: uma viagem ao interior de Lisboa, num percurso organizado de forma cronológica, assim desvelando diferentes etapas do desenvolvimento urbano e da ocupação do território por diferentes povos e culturas.Fizemos uma breve incursão pelos jardins do palácio, acompanhados por lindíssimos pavões aí residentes. No jardim dos “Buxos” apreciamos cerâmicas bordalianas representando animais (sapos, cobras, pelicanos e outras).
*Palácio Pimenta (https://www.youtube.com/watch?v=WGJ2nJIhRG4)
** Jardins do Palácio Pimenta (https://egeac.pt/jardins-do-museu-de-lisboa-palacio-pimenta/)
Obs.
Durante a hora de almoço e durante as viagens (de ida e de volta) foi possível trocar informações sobre o conteúdo desta visita de estudo.
Conceição Anes
Sem comentários:
Enviar um comentário