17/01/2012

MEMÓRIAS DE TORRES VEDRAS....(Continuação)



Uma vez mais o colega Joaquim Cosme fez-nos chegar um texto muito interessante, que a seguir se transcreve, intitulado "Memórias de Torres Vedras", bem como as fotos que aqui se apresentam, trazendo-nos desta forma algumas recordações de tempos idos:
_____________________________________________________________________________
"Nos últimos tempos a comunicação social tem falado muito sobre pagamento de portagens nas auto-estradas.

É um tema recente pois há três ou quatro dezenas de anos não havia essas vias e o trânsito era todo feito dentro das aldeias, vilas ou cidades.

Torres Vedras não era excepção. A estrada real número 61 (actualmente N8) atravessava a vila de Torres Vedras. A Rua Dias Neiva, o Largo de São Pedro, a Rua 9 de Abril, o Largo da Graça e a Rua Santos Bernardes faziam parte dessa estrada.

No Largo da Graça até esteve instalado um posto da Polícia de Viação e Trânsito que depois foi transferido para junto do choupal. Foi desactivado como posto policial e ainda esteve algum tempo como Posto de Turismo. Hoje está encerrado.

Na Rua Dias Neiva e na Rua 9 de Abril ainda podem ser vistos marcos quilométricos (por sinal muito mal preservados conforme provam as fotos) que indicavam as distâncias percorridas ou a percorrer".





(Joaquim Cosme)

2 comentários:

leandro guedes disse...

Amigo Cosme
Gostei de recordar a situação que aqui descreve.
Na verdade lembro bem do antigo posto da Policia de Viação e Transito, que estava mais ou menos no mesmo local onde hoje se encontra o quiosque dos jornais, no Jardim da Graça, tendo posteriormente sido mudado para o Choupal, onde veio a "falecer".
E lembro também do Sr. Silva, que era um dos policias desta corporação, muito respeitado.
Continue amigo com as suas efemérides, com as suas recordações de tempos que já lá vão e que fazem parte da história desta cidade.
Parabens e obrigado pela sua disponibilidade.
Um abraço
Leandro Guedes.

Andradarte disse...

Já me tinha interrogado sobre essas placas e deduzi que fosse isso....Agora fiquei com a certeza..
Um abraço