08/05/2017

Nova Agricultura Fascina os Seniores...


No dia 4 de Maio, as Professoras das disciplinas de Egiptologia e de Português, Celina Claro e Maria do Espírito Santo Miranda, respectivamente, organizaram uma visita de estudo a uma empresa de produção hortícola situada em Campelos (Torres Vedras).

O relato desta interessante visita de estudo, bem como as fotos que o ilustram, são do sócio/aluno João Godim:


"A Universidade Sénior de Torres Vedras (AUTITV) tem tido o condão de proporcionar aos alunos o ensejo de conhecerem, in loco, patrimónios indeléveis da história portuguesa como também a tomarem conhecimento de sectores possidentes da economia-social actual. 
Percorrer as pontes passado-presente permite aos seniores recordar o antes como também estarem a par do que existe e se faz agora.
E que tão bem faz aos "velhos", ante a natureza psicossomática da idade madura, ver e saber como se vive e constrói o presente. Um bem rejuvenescedor!

Ontem, pela tarde, cerca de meia centena de seniores (entre os 60 e 90 anos) estiveram na VEGOESTE/VEGIGREEN, empresa de Produção Hortícola, em regime de hidroponia, situada em Campelos (Torres Vedras). Uma aula "cheia de informação" que prendeu a atenção dos seniores. A agricultura de outros tempos (da nossa) juventude parece que foi há séculos.
Uma frase impressa no folheto distribuído é bem elucidativa: "Os mais velhos vêem com olhos do passado; os mais novos acreditam no futuro que semeiam e avançam". 

A VEGOESTE, fundada em 2001, produz, em média, 1.200 toneladas de tomate/ano e de 400 toneladas de courgette/ano. Produções em que a empresa é líder de mercado no que concerne a preço-qualidade. Como observou a professora Maria do Espírito Santo Miranda, promotora da visita, coadjuvada pela professora Celina Claro, a VEGOESTE "não é uma empresa grande; é uma grande empresa". Toda a produção tem venda garantida para uma grande superfície de hipermercados (Continente/SONAE), bem como para o mercado externo (Espanha e França). O volume de facturação/ano ascende a mais de um milhão de euros e tem ao seu serviço cerca de uma vintena de colaboradores, alguns oriundos da Roménia, Ucrânia, Moldava e Tailândia.


Saudações à administração da VEGOESTE/VEGIGREEN, Engª Susana Miranda e Engº Afonso Miranda, pela oportunidade que nos levou a conhecer a excelência da agricultura hidropónica, sob sistema de controlo biológico.

Uma lição de vida. Ver para crer!"

Engª Susana Miranda dá a conhecer como tudo se processa, desde a sementeira, crescimento e apanha


Aqui começa a preparação da agricultura hidropónica. Neste caso, em concreto, do tomare e da courgette

A fase de crescimento dos tomateiros, exigindo um controlo diário devido a eventual presença de agentes estranhos

O tomate já no seu estado pleno de maturidade pronto a ser expedido para o mercado consumidor


Uma visita-aula cheia de curiosidade e muita atenção. Afinal, falava-se de produtos que entram na nossa alimentação

Sem comentários: