16/05/2017

Visita de Estudo - "Genealogia"

No dia 11 de Maio o Professor da disciplina de "Genealogia", Adolfo Conceição, organizou uma visita de estudo a Carnide (Lisboa), sobre a qual o sócio/aluno João Godim redigiu o seguinte artigo:

"O Município de Lisboa, fundado pelos romanos no Século XII a.C., é um caleidoscópio secular da história universal. Quanto mais se descobre e se conhece, melhor compreendemos o porquê das "coisas", do real e da lenda que envolvem a memória de Portugal.
Ir à descoberta de Lisboa é uma admirável aventura e ao mesmo tempo um desafio. Há sempre novos dados sobre um mesmo lugar, narrativas e recordações que parecem sempre inacabadas e ao mesmo tempo reveladoras. Lisboa, capital portuguesa desde 1256, terá sempre o símbolo do aquém e além-mar.
Fomos a Carnide, uma das 24 freguesias do concelho de Lisboa. Um grupo de alunos e professores da Universidade Sénior de Torres Vedras (AUTITV) foi (re)descobrir o Seminário da Luz (da Ordem Franciscana) e a Igreja de Nossa Senhora da Luz. Aula-visita de predominância religiosa-católica. O saber é avivado e valorizado.
O Professor Adolfo Conceição (da disciplina de Genealogia) foi quem tomou a iniciativa da visita a Carnide. Conhece bem a vida local, estudou no Seminário da Luz (e foi bom aluno, no dizer do Padre Professor Manuel Pereira da Silva), factores que beneficiam a transmissão do conhecimento. Ministrou com prudência a preciosa informação em todos os momentos da "aula em andamento".
Dispor de bons professores (Adolfo..... e Manuel Pereira da Silva) é garantir a obtenção de boas notas. Qualquer que seja a disciplina!
Agradecer é o infinito do verbo, em todos os tempos.
Carnide-aula de cunho religioso, na véspera da chegada a Portugal do Papa Francisco. Saudações."

Comitiva da Universidade Sénior (AUTITV no átrio de entrada do Seminário dos Franciscanos (Seminário da Luz), com o Frei Manuel Pereira da Silva, nosso guia durante a visita.

Frontispicio do Seminário da Luz, edificado em 1878



Nem a chuva impediu que os seniores visitassem os luxuriantes jardins do antigo palácio



Pormenores de "criativa arte" favorecem espaços verdes do Seminário



Os seniores seguiram com muita atenção a lição que o Frei Manuel Pereira da Suilva ministrou todo o tempo de duração da admirável aula


Interior da secular Igreja de Nossa Senhora da Luz
(Fotos de: João Godim)



Sem comentários: