19/03/2018

Torre do Tombo


Um grupo de alunos da AUTITV, deslocou-se a Lisboa, no dia 16 de Março, para uma visita de estudo à Torre do Tombo, organizada pelo professor da disciplina de "Paleografia", Zacarias Dias.


Texto João Gouveia:

"TORRE DO TOMBO - PEDRA ANGULAR DA NOSSA HISTÓRIA

No opúsculo de oito páginas, da autoria do professor Zacarias Dias, da disciplina de Paleografia está, em síntese, a historicidade autêntica da Torre do Tombo, registo de memórias de Portugal e do Mundo. Os seniores da AUTITV agradecem a oportunidade da visita e "guardam" o documento recebido.
Os principais documentos relativos à identidade histórica de Portugal estão guardados no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, constituído a 18 de Março de 1911, a partir do arquivo Real com origem em 1378. 
No actual edifício (inaugurado em 1990) situado na Cidade Universitária, em Lisboa, encontram-se milhares de volumes, documentos preciosos e originais colecções documentais de origem pública e privada, colecções de documentos relevantes para o estudo da história comum dos territórios descobertos e países colonizados por Portugal, através de quilómetros de prateleiras distribuídas por vários pisos, entre os quais o Tratado de Tordesilhas, celebrado, em 1494, entre portugueses e espanhóis.
A Torre do Tombo original ruiu no terramoto de 1755 e, nessa altura, parte da documentação foi recolhida dos escombros e guardada numa barraca de madeira construída por ordem do Marquês de Pombal. Só no início do século XX foi permitido o acesso público aos documentos, em particular aos investigadores e historiadores.
Com a implementação do regime republicano, em 1910, começou-se a valorizar mais este espólio singular por parte da comunidade em geral. Mas, só na década de 80 do século XX é que se construíu a verdadeira estrutura/sede para acolher este grande acervo documental.
Todos os seniores da AUTITV - Universidade Sénior ficaram com o interesse de conhecer melhor o interminável arquivo com cem quilómetros de prateleiras, milhões de documentos guardados em pastas devidamente identificadas. Ficou o desejo de lá voltar!"


Sem comentários: