14/03/2018

Visita de Estudo - discipina "Memórias e Património"

Nos dias 9 e 10 de Março, a AUTITV viajou até Amarante para uma visita de estudo à região norte, organizada pelo Professor Moedas Duarte, da disciplina "Memórias e Património", que incluiu: a Quinta da Aveleda, a Igreja Românica de Gatão, o Museu Amadeo Souza Cardoso e a Casa de Pascoaes.



A primeira paragem foi precisamente em Penafiel, na Quinta da Aveleda, para uma visita guiada àquela que é considerada uma das maiores e mais antigas empresas vinícolas do país (desde o século XVI), com uma enorme capacidade de produção e armazenamento e que exporta os seus vinhos para cerca de 70 países.
Além dos sectores de engarrafamento, da "Adega Velha" e das vinhas propriamente ditas, a visita foi ainda alargada aos seus parques e jardins, onde florescem raras espécies de árvores, algumas delas centenárias e finalizou com uma prova de vinhos e queijos produzidos pela empresa.



Após o almoço, em Paredes, o grupo dirigiu-se ao concelho de Amarante, para uma singela homenagem ao Poeta e Escritor Teixeira de Pascoaes, sepultado no cemitério da freguesia de Gatão. No seu túmulo foi colocada uma coroa de flores e junto dele o professor Moedas Duarte leu alguns excertos de textos e poemas deste importante poeta e escritor português.
Seguiu-se  uma visita guiada à Igreja Românica de São João Baptista de Gatão, situada na mesma freguesia, durante a qual foram explicados, detalhadamente, todos os elementos românicos mais expressivos existentes nesta Igreja, bem como todas as intervenções efectuadas já na Época Moderna.



Iniciámos o segundo dia de viagem, com uma visita guiada ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso, que, conforme foi referido pelo Professor Moedas Duarte, é um  "Lugar onde se guarda a memória artística de um dos mais significativos pintores modernistas portugueses..." .  E na verdade assim é... 
As obras ali expostas são a prova dos diversos estilos artísticos que Amadeo de Souza-Cardoso abraçou e a visita foi bastante apreciada por todos.
Igualmente importante foi a visita à Igreja de S. Gonçalo de Amarante, bem como um agradável passeio pela Vila, para explorar o seu centro histórico e admirar a casa onde nasceu Teixeira de Pascoaes.



Após uma manhã bem preenchida, seguiu-se um almoço no Restaurante Zé da Calçada, em Amarante e dali prosseguimos para a última visita agendada: O solar onde viveu o grande Poeta e Escritor Teixeira de Pascoaes, desde 1913, até à sua morte, em 1952. 
Uma edificação do século XVII, situada na freguesia de Gatão, com uma vista privilegiada sobre a Serra do Marão.




1 comentário:

Unknown disse...

Bela reportagem que nos permite reviver o memorável passeio cultural.