06/11/2019

Palestra sobre Hipnoterapia

No dia 31 de Outubro, o professor de Psicologia da Autitv, Dr. João Manuel Morais, licenciado em Psicologia Clínica, falou da acção da hipnoterapia , como ferramenta de auxílio, no tratamento das doenças de carácter emocional.

Explicou que a Psicologia é uma ciência que estuda os procedimentos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) associados ao comportamento humano e o psicólogo é o profissional que busca entender os comportamentos e funções de cada ser humano.
Falou da terapia cognitiva, da hipnose clínica ou hipnoterapia que é um estado alterado de consciência que activa regiões do cérebro para mudanças de estados emocionais com objectivos específicos. O papel das técnicas de respiração e de sugestão usadas, proporcionam relaxamento e bem-estar. 
É um método reconhecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde), como ferramenta de auxílio no tratamento de diversas doenças de carácter emocional.
Explicou que o nosso consciente envia para o inconsciente tudo o que vivemos e, ali fica registado o que poderá vir a incomodar-nos.
Falou também das fobias como medo exagerado e irracional que tem a ver com a ansiedade. 
Aí, o hipnoterapeuta procura, através da indução hipnótica, desbloquear os momentos traumáticos da mente inconsciente, reservatório de experiências vividas e, das quais se libertará.
Afirma que a OMS considera a hipnoterapia valiosa nos casos de depressão, ansiedade e fobias.
A plateia estava interessada no tema apresentado e as perguntas foram sempre surgindo ao longo de toda a palestra e às quais o Psicólogo Clínico foi respondendo com agrado.

                                                                          (Manuela Estêvão)


Sem comentários: