14/11/2019

São Martinho na AUTITV


Conta a lenda que Martinho de Tours, era um militar do exército romano. Um dia de forte tempestade, enquanto cavalgava, encontrou um mendigo que lhe pediu uma esmola. Como não tinha nada para lhe dar, cortou o manto ao meio e deu-lhe metade. De repente, começou a brilhar um sol radioso que durou três dias. Nessa noite, o militar sonhou com Jesus, que estava vestido com metade da sua capa e que conversava com os anjos, aos quais lhes disse: “Foi São Martinho catecúmeno quem me agasalhou”. O militar tornou-se monge e mais tarde foi considerado santo pela igreja católica. Faleceu em Tours, onde foi sepultado em 11 de novembro. Diz-se que os soldados, pedintes e produtores de vinho, são seus protegidos. Esta lenda deu origem à celebração do Dia de São Martinho que se comemora em muitos países Europeus.
À semelhança dos anos anteriores, também foi celebrado o Dia de São Martinho, na AUTITV, no passado dia 7. Este ano, foi convidado o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães para fazer uma palestra sobre o papel da Junta de Freguesia na comunidade. O Senhor Presidente, Engº Francisco Martins, começou por fazer a sua apresentação referindo as suas origens familiares e o percurso politico, fez o enquadramento histórico sobre a criação das freguesias, abordou a complexidade de gerir o interesse da população e o cumprimento de toda a legislação e regulamentação em vigor, referiu os serviços que a Junta presta aos fregueses e salientou algumas das mudanças que irão ocorrer nas competências das Juntas de Freguesia a partir de janeiro de 2020. Durante a exposição recorreu a vários exemplos que contribuíram para a compreensão do conteúdo abordado. Depois da exposição, houve ainda tempo para os participantes fazerem perguntas e esclarecerem dúvidas. No final, a Presidente da Direção, presenteou o palestrante com uma oferta da AUTITV e agradeceu a sua colaboração.
De seguida, o convívio continuou com a exibição do Grupo de Violas da AUTITV que interpretou várias músicas tradicionais e cujos refrãos foram sendo acompanhados pelas pessoas presentes no salão.
A tarde terminou com um lanche partilhado onde não faltaram as castanhas assadas, bolos tradicionais, salgados, bebidas variadas e muita alegria e animação.
                                                                            
                                                                            (Isabel Bernardo)






Sem comentários: