CASA MUSEU Dr. JAIME UMBELINO (visita efetuada no âmbito da disciplina de História Local , pela Professora Maria Rita Sarreira)
A “Casa Museu” fica situada, no centro da Foz do Arelho, na rua da Igreja da Foz, chama-se também “Casa do Arco”.
Aqui nasceu o Dr. Jaime Umbelino a 5 de Março de 1916. Tinha quatro anos quando veio com a família para Torres Vedras, onde viveu sempre, tornando-se torriense.
Aos 19 anos iniciou a sua carreira de escriturário na Conservatória do Registo Civil de Torres Vedras.
Apesar da sua responsabilidade familiar e dos compromissos profissionais licenciou – se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa.
Passou então, a dedicar-se ao ensino liceal e técnico. Como responsável pedagogo e profundo conhecedor da Língua Portuguesa instruiu muitíssimos alunos de toda a região.
Foi um dos fundadores do Jornal “Badaladas” a par do Pe. Joaquim Maria de Sousa e Diretor do Jornal do Torriense. Dirigiu a Biblioteca de Torres Vedras e participou muito ativamente em diversas obras de carater social e assistencial. Tem diversas obras publicadas.
Jaime Umbelino (1916-2007) em testamento, datado do ano de 2006, deixou a sua casa de família à Junta de Freguesia da Foz do Arelho, com a indicação de que a mesma fosse transformada em Museu.
Foi uma atitude muito acertada, porque Casas-Museu (ou Museu-Casa) são relevantes para a comunidade, como preservação e divulgação de uma determinada época, através da mostra de objetos, devido à arquitetura original do imóvel e, da manutenção de todo um ambiente em que o morador, bem como a sua família, viveram.
Possui um jardim interior, dois anexos, arrecadações e logradouro, que nos oferece um olhar histórico sobre as vivências e os costumes do séc. XX.
Terminada a visita, fizemos um pequeno passeio até à Casa das Conchas.
Além de sermos sempre acompanhados pela beleza e o encanto da Foz, pudemos ver na colina as instalações do INATEL, próximo ao local onde esteve situado o Chalet de Francisco Grandella (1853 -1934), passámos junto à Capela de Santa Matilde, à Escola Primária da Foz de Arelho, mandada construir por Grandella, inaugurada em 1910, com o nome do republicano Bernardino Machado e ainda hoje a funcionar, e ao Palacete do Visconde Almeida Araújo, obra acabada em 1904, que mantém o “ charme de chalet” construído no início do século passado.
Para finalizar visitámos a Casa das Conchas
Situada na Casa dos Barcos, na Avenida do Mar, tem cerca de 1000 espécies de conchas e búzios e dá especial atenção à fauna malacológica da Lagoa de Óbidos.
Maria Rita Sarreira
Sem comentários:
Enviar um comentário