Nos últimos 3 meses, com uma assistência muito interessada, decorreram várias conferências, tendo por tema:
COMUNICAÇÕES DE EMERGÊNCIA, com a importante colaboração de
JOSÉ FIGUEIREDO
(Bombeiro Chefe dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras)
Apresentadas diversas ações como por exemplo A IMPORTANCIA DE SABER LIGAR O “112”, sendo enfatizado que, nesta ligação telefónica, a simples, mas importante informação exata do local em que se encontra a vitima, indicando um ponto de referencia, é essencial para o êxito da ação, que pode salvar uma vida.
Foi aventada a hipótese de se poder marcar fazer uma visita ao Quartel dos Bombeiros.
2 – SEGURANÇA DE BENS – COMBATE A INCENDIO URBANO E RISCO DE INCÊNDIO DE MATERIAS PERIGOSAS, também com a excelente apresentação do
(Ex-Comandante dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras)
Focalizou diversas ações do ponto de vista da segurança, como seja a divisão mais perigosa de uma habitação (a cozinha) e como atuar em caso de incendio.
Neste caso, o erro mais comum é tentar apagar com água, um incendio na frigideira. Aprendemos que colocar uma tampa em cima do foco de incendio, muitas vezes, esse abafamento resolve a situação.
Na extinção de incendio proveniente de eletricidade, também jamais se deve utilizar água.
O conhecimento do uso de extintores, que algumas pessoas possuem, mas não sabem usar devidamente, embora estes aparelhos venham com rótulos acerca do funcionamento.
O mais importante, na sua utilização, é que o pó do extintor seja dirigido para a base do incendio e em pequenas quantidades, até à completa extinção do incendio.
Isto é: Não se deve descarregar o conteúdo do extintor de uma só vez.
Estão aqui apenas algumas das muitas noções, que foram muito uteis e que todos desejam não ter de vivenciar.
Por fim, a frase muito batida nestas ações: “Primeiro, está a sua segurança”. Atue apenas se houver condições de segurança.
Ficou a promessa de num futuro breve, podermos efetuar um simulacro de incendio e de terramoto.
Raul Ribeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário