17/01/2023

Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino


Chegámos a uma casa de fachada simples e simétrica do sec. XVIII.

Ao entrarmos, subimos alguns degraus de pedra ladeados por corrimãos de madeira trabalhados, que nos levam ao primeiro andar da casa que um dia foi de Jaime Umbelino, um professor colecionador de peças de várias qualidades. 

Neste primeiro andar, vemos as diversas divisões da casa, ao fundo a cozinha que mantem os azulejos originais (hoje a recepção), que dá acesso a um pequeno quintal onde perdura a roda de puxar a água do poço subterrâneo.

A um cantinho à direita, temos "A Alma da Casa" onde vemos várias fotos de algumas peças do seu espólio. Nas diversas divisões temos a Exposição sobre Ciclismo, com bicicletas, peças de bicicletas a que são atribuídos significados que encaixam na nossa vida e uma exposição de pinturas de um concurso a nível mundial, precisamente sobre o ciclismo, e que é particularmente interessante e nos dá uma visão completamente diferente sobre o ciclismo.

Ciclismo? Que tem de interessante?

Pois tem; desde ser o meio de transporte que sucede à tracção animal mas destinada aos homens e apenas mais tarde permitida às mulheres o que nos mostra uma certa forma de emancipação.

A exposição não podia deixar de focar o "nosso" campeão Joaquim Agostinho, campeão da terra.

No andar de baixo funciona um e
spaço multiusos, onde se desenvolvem diversas atividades sempre relacionadas  com histórias que todos temos nas nossas vidas.

Porquê Fábrica de Histórias? Porque aqui se constroem obras feitas de palavras, memórias, ideias, imagens... e há sempre espaço para poder continuar a contar novas histórias.

Saliento a valorização da explicação da Dr.ª Joana Maia que nos recebeu e acompanhou bem como, devido ao tema da exposição, da neta do campeão, Rita Agostinho.

Vale a pena a visita!

GC     


Sem comentários: