Realizou-se no dia 18 de abril, nas instalações da AUTITV, uma sessão de sensibilização à Adoção de Comportamentos de Autoproteção de Segurança, pelos Agentes Maria José Simplício e Luís Gomes da PSP de Torres Vedras.
Foram apresentadas algumas medidas que contribuem para a proteção da população, entre eles, o Programa Apoio 65+ - Idosos em Segurança do MAI.
Todos os cidadãos têm o direito de viverem em segurança e tranquilidade. Todos são responsáveis por fazer uma sociedade mais segura. É também responsabilidade do cidadão a sua segurança.
Como medidas de segurança, em casa, deve-se ter atenção ao fecho de portas e janelas, à iluminação exterior, ao cuidado no atendimento à porta, etc. Ao telefone, com desconhecidos, não devem ser divulgados dados pessoais. Se necessário e possível, pedir colaboração a vizinhos de confiança, familiares e amigos. A união faz a força.
Pessoas que vivem sós não devem divulgar essa situação junto de desconhecidos e devem também tomar precauções para situações de doença e isolamento.
A boa previdência vence toda a adversidade.
Em caso de assalto, aconselha-se a não oferecer resistência e a seguir as ordens do assaltante. Tentar memorizar alguma(s) característica(s) do(s) indivíduo(s) é uma forma de facilitar a sua identificação. Logo que possível, ligar o 112.
Foram também feitos alertas para fraudes, esquemas e burlas. Com a evolução tecnológica as burlas digitais são cada vez mais frequentes e sofisticadas. O vishing (voice + phising) é uma burla por chamada telefónica. Tentar ligar de volta à pessoa ou entidade que supostamente ligou é uma medida que deve ser tomada, de forma a confirmar a veracidade da mensagem. Em qualquer situação nunca, mas nunca, se deve transferir dinheiro.
Por último, foi referido o programa Verão Seguro, através qual é possível solicitar o serviço de vigilância da residência durante o período de férias, pedido esse que se encontra disponível no site da PSP.
Durante a sessão os sócios presentes colocaram diversas questões e partilharam algumas situações vividas.
Resta agradecer à PSP de Torres Vedras a disponibilidade apresentada.
Telefones úteis para utilizar em caso de emergência:
112;
PSP de Torres Vedras – 261330770;
familiares e amigos.
Rita Canto e Castro
Sem comentários:
Enviar um comentário