17/12/2024
13/12/2024
Psicossociologia do Teatro e do Cinema
No dia 12 de dezembro, o Dr. Luís Cara d`Anjo proporcionou-nos uma apresentação viva focando as relações entre as funções cognitivas envolvidas nesta temática, como imaginação, memória, criatividade; os seus agentes actores, realizadores, encenadores, etc., e o aspecto sociológico de envolvência, e impacto, junto dos espetadores. Como complemento, foram exibidos vários vídeos.
Interessante com muito mais para dizer sobre este vasto assunto do que o teu permitiu.
Manuela Braga
08/12/2024
Andiamo al Cinema!_Matrimónio à Italiana
Na tarde de 6 de dezembro, um grupo de sócios da AUTITV assistiu ao filme Matrimónio à Italiana.
Baseado na comédia teatral, Filumena Marturano, de Eduardo De Filippo, o filme tem por cenário a cidade de Nápoles.
Domenico Soriano, um bem sucedido empresário napolitano, tem uma tumultuosa relação, há mais de vinte anos, com uma antiga prostituta de nome Filumena Marturano.
Um dia, ao receber a noticia de que Domenico pensa casar-se com uma jovem empregada, Filumena finge estar à beira da morte.
Realização: Vittorio De Sica
Interpretação: Sofia Loren e Marcello Mastroianni
06/12/2024
Assembleia Geral Ordinária_05.12.2024
Realizou-se no passado dia 5 de dezembro de 2024, pelas 14h30, nas instalações da AUTITV, a Assembleia Geral Ordinária onde foram aprovados por unanimidade a proposta de aumento da propina de aluno e Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2025.
05/12/2024
QUANDO A HISTÓRIA GANHA VIDA
A perfeição de tais fabricos é atestada pela longevidade dos produtos. Muitos dos antigos códices manuscritos e iluminados estão hoje nos museus ou disponíveis através da internet. Muitos são portugueses, muitos mais estão em França, na Inglaterra, nos territórios das actuais nações como a Itália, a Alemanha ou a Áustria, onde existiam as grandes abadias, as catedrais com seus numerosos eclesiásticos, os palácios…
Sim, o nosso fascínio perante as iluminuras tem várias razões, como bem mostrou a professora Manuela Catarino. Não apenas a sua qualidade técnica e artística mas, sobretudo, o facto de cada uma ser única e irrepetível – exactamente o contrário das imagens actuais que saturam o nosso quotidiano.
Joaquim Moedas Duarte
Subscrever:
Mensagens (Atom)