23/03/2019

Palestra sobre Proteção Civil


No dia 21 de Março, o Senhor Comandante dos Bombeiros de Torres Vedras, realizou na AUTITV uma Palestra sobre Protecção Civil.

Falou da forma como funciona esta actividade, da sua importância para a sociedade, do número de agentes que a compõem, bem como das entidades de cooperação existentes (hospitais, cruz vermelha, associações de bombeiros), realçando que, 95% das actividades são realizadas pelos Bombeiros e que estes são o "Braço Armado" da Protecção Civil.

Referiu que, de entre os muitos riscos do concelho de Torres Vedras, o mais perigoso é o incêndio florestal, dada a existência de 10.000 hectares de floresta e 8.000 hectares de mato, acrescentando que, a média anual dos incêndios no concelho  é de 350/ 400, e, no que se refere aos acidentes de viação, a média é de 300.

Depois há outros riscos, referiu:

fogos Urbanos e Industriais,
centro Histórico,
acidentes rodoviários,
cismos,
deslizamento de terras,
não deixando também de salientar  que, dada a extensão da nossa costa (20Kms), poderá, a qualquer momento, ocorrer um tsunami.

Quanto ao Corpo de Bombeiros de Torres Vedras, conta com 140 elementos operacionais, aptos para acudirem a todo o tipo de ajuda que lhes seja solicitado. 
No final da sessão e durante o espaço reservado a debate, foram colocadas várias questões sobre medidas de segurança, às quais o orador respondeu com conselhos e sugestões de grande  interesse e utilidade para todos.


Sem comentários: