29/05/2019

No palco com distinção


Teatro e cantares tradicionais fazem parte da AUTITV como matérias germinadas no rico campo da cultura sénior. O teatro que cria e liberta tem nos seus intérpretes um desejo superior, eleva sentimentos e momentos de exaltação. Tem a AUTITV um naipe de actrizes e actores que no palco parecem superar o falso pormenor de um detalhe circunstancial.
Claro que o talento para alcançar dimensão maior precisa do mestre, do professor que seleciona e ministra o grupo de intérpretes. Neste particular, a encenadora Maria Manuela Braga não descura os valores individuais e colectivos que a peça da autoria de Manuel Novais Granada sugere com amplitude descritiva, histórico-cultural.
Se a peça de teatro "Viva o Forte de São Vicente" deixou comentários plausíveis da plateia sénior que por pouco não superlotou o emblemático Teatro Cine, os cantares tradicionais primaram pelo rememorar de letras e melodias há muito sossegadas no baú do nosso povo. Como se cantava e como se interpretava no tempo das invasões napoleónicas foram como que lições iguais na diferença sobre um tema comum.

Por fim (ou pelo princípio) os cenários amplos, cheios de luz e genuínos que foram sendo projectados à medida dos autos e da rítmica dos cantares, ouvindo-se os sons do violino e dos tambores, em andamento maior.


Uma peça de teatro e uma sessão de cantares, em sequência harmoniosa, a merecer saudações especiais a todos os participantes. Um desempenho com distinção.



Texto: João Godim
Fotos: Ludovina Ferreira

Sem comentários: