Integrada na disciplina de Cultura Geral, e por sugestão do professor Granada alguns alunos da AUTITV, deslocaram-se, no dia 16 de Maio, à cidade de Vendas Novas para visitar alguns edifícios icónicos e históricos, desta cidade alentejana: Palácio Vidigal, Palácio das Passagens e a Real Capela.
O Palácio Vidigal foi mandado construir por D. Carlos. Sendo um rei muito ligado à natureza, quer oceanográfica, quer terrestre, em particular às atividades ligadas à caça, e necessitava de instalações, à altura de um rei, aquando das suas deslocações ao Alentejo para praticar aquele “recreio”. É um edifício de planta quadrangular com átrio central, composto de piso térreo e águas furtadas. Internamente, um corredor percorre todo o quadrado, dispondo os quartos e outras salas, sucessivamente, com janelas para o exterior.

O edifício possui em anexo (mas de construção separada) uma capela, na qual se realça, no altar-mor, uma pintura de N. Sra. da Conceição, que se pensa ser de autoria do próprio D. Carlos.
Próximo deste edifício existe um uma praça de touros, equipada com tudo o necessário para a lide de touros, bastante apreciada pelo monarca.


Anexo a este palácio foi construída a “Real Capela”, que foi possível visitar após algumas “negociações” com o oficial do Regimento. Sem grande expressividade arquitetónica exterior, apresenta no seu interior uma profusa decoração nas paredes, com um lambrim em azulejos do séc. XVIII relatando a vida de Cristo, além de um painel de Santa Bárbara (padroeira da artilharia), datado de 1972. A capela é de uma nave, com altar-mor, no qual existe uma pintura de N. Sra. da Conceição) e oratório real.
Apesar de não estar no programa inicial, foi possível visitar o museu da Escola Prática de Artilharia, inaugurado em 1992. Com um hall e 11 salas, comporta uma vasta exposição de material técnico relacionado com artilharia, técnica de tiro, transmissões, uniformes, bocas de fogo, etc.
Uma nota final para lamentarmos a ausência do Prof. Granada, que não pode estar connosco, pois uma forte dor lombar, na noite anterior, impediu-o de nos acompanhar, com muita pena nossa, e, certamente dele também.
Zacarias Dias
Sem comentários:
Enviar um comentário