06/05/2019

Viagem à Rússia

No período compreendido entre 25 de Abril e 1 de Maio, de 2019, a AUTITV viajou até à Rússia.
O sócio/aluno José Luis Figueiredo, participou na viagem e fez a seguinte "reportagem":


Este ano a AUTITV proporcionou a 29 alunos e associados uma viagem a duas belíssimas cidades Russas, São Petersburgo e Moscovo.
Iniciámos a nossa visita em São Petersburgo que deslumbrou todos os participantes com os seus esplendorosos palácios Peterhof e Catarina, que ostentam riqueza incalculável em pedras e metais preciosos. No exterior do Peterhof os jardins enterneceram todos os participantes com tanta Arte e Beleza das suas Fontes, Cascatas, Estátuas, Canais e Chafarizes.

No dia seguinte visitámos algumas Catedrais Ortodoxas, destacando-se Santo Isaac e Salvador Senhor do Sangue Derramado. Estivemos na Fortaleza São Pedro e São Paulo, no Almirantado e observámos muitos outros Palácios. 


Obrigatoriamente fomos ao Hermitage, este museu alberga inúmeras colecções de obras de Arte que pedem bastante mais tempo para serem apreciadas.

Entretanto chegou a hora de partir para Moscovo. 
Com pena de dizer adeus a esta cidade, mas partimos...



Moscovo cidade capital, surpreendeu logo à chegada todo o grupo. Era difícil acreditar que estávamos numa cidade que abandonou um regime político totalitarista há menos de trinta anos. 



Nesta cidade tudo é grande e belo, muitos edifícios de construção moderna e muitos grandes e luxuosos hotéis com invulgar capacidade de alojamento. Aconteceu que o grupo ficou tão focado no que tinha na presença que colocou São Petersburgo para mais tarde recordar.

 Iniciámos as nossas visitas no Kremlin, Praça Vermelha e Catedral de São Basílio, locais que apaixonam o ser mais insensível pela sua beleza e significado histórico. 
No grande Palácio do Kremlin está o museu de Armaria com monumental acervo de colecções de obras de Arte, Insígnias Imperiais e os lendários ovos de Fabergê.
 
As principais avenidas de Moscovo têm por vezes 4 faixas de rodagem para cada sentido, normalmente preenchidas com muitos carros de gama alta e recentes. Tudo com muito espaço e ao contrário de São Petersburgo, o uso pedonal é menos intenso. 

No dia seguinte fomos para o Metropolitano e ali encontrámos estações que são autênticas galerias de Arte. As linhas existentes são maciçamente utilizadas. O tempo de espera pela próxima composição é de 60 segundos, justificando assim que as pessoas passem parte do dia no subterrâneo “Moscovitas” é o termo utilizado.









No exterior visitámos o grandioso parque de Exposições, assim como nas proximidades a imponente obra escultórica do Operário e da Camponesa e ainda a avenida e jardim dos Cosmonautas.

Observámos conjuntos arquitectónicos de meados do século XX, tais como Ministério dos Negócios Estrangeiros, na praça Smolénskaia, Edifício principal da Universidade Estatal de Moscovo nas colinas Vorobiévskie que não deixam ninguém indiferente.




Estivemos no monumento memorial da segunda Guerra Mundial e Museu, cuja sumptuosidade impressiona.



Fomos brindados na última noite com um cruzeiro no rio Moscovo onde jantámos a bordo e simultaneamente observámos o deslumbrante panorama com os edifícios iluminados e ornamentações criadas para o efeito, proporcionando um momento muito agradável. 

Na Rússia o que foi possível observar foi muito e bom para poder comentar. 
Certamente existem outros aspectos menos positivos, mas a esses não acedemos, o tempo foi curto, mal chegou para contemplar o presenciado.

As condições meteorológicas foram excelentes, os guias Russos são de um profissionalismo irrepreensível, com particular destaque para a Dária de São Petersburgo e a AUTITV esteve muito bem na escolha do destino que nos voltou a enriquecer. 
Ao grupo que teve um comportamento exemplar e a todos os intervenientes, um Bem Haja.

(José Luís de Figueiredo)

Sem comentários: